Google: os termos mais pesquisados em 2011

Confesso que fiquei um pouco decepcionado com os termos mais pesquisados no Brasil na parte de pesquisa de crescimento rápido, ficou mais do que perceptível a grande influência que uma rede de televisão manipuladora ainda tem sobre nós. Mas muito legal essa pesquisa que a Google solta todos os anos e ainda mais legal foi o vídeo que eles fizeram para demonstrar esses resultados, não deixem de assistir.

Um ano de curiosidades: as maiores pesquisas do Google de 2011

15/12/2011

Chegou novamente a época do ano em que olhamos para o nosso consciente coletivo de pesquisa para capturar o espírito dos tempo. Reunimos as consultas mais populares e de crescimento mais rápido de diversos países em 2011 para que você possa acompanhar quais foram as tendências e os assuntos mais comentados do ano ao redor do mundo. E não faltaram acontecimentos, pessoas e momentos que prenderam nossa atenção. O Google Zeitgeist 2011 captura as alegrias, tristezas e curiosidades expressas pelos usuários da pesquisa do Google no mundo todo neste ano.

Os resultados do Brasil deste ano revelaram não somente a completa devoção dos usuários de Internet brasileiros à televisão, mas também o foco e a ambição de uma sociedade móvel em crescimento. Mais de 50% das 10 pesquisas na Internet de crescimento mais rápido tinha relação com a TV — incluindo o popular programa de TV Big Brother Brasil (2º – bbb11), as novelas (4º – rebelde, 5º – insensato coração, 10º – cordel encantando) e também o futebol (8º – brasileirão 2011). Além disso, 2 em 10 pesquisas na Internet de maior crescimento estão ligadas à educação e ao desenvolvimento profissional, com buscas por atualizações dos rigorosos concursos por vagas no serviço público (6º – concursos 2011) e exames para acesso à universidade (9º – enem 2011), que ocuparam duas posições. Fanáticos pela área de tecnologia também têm sua participação, com buscas por facebook no topo da lista e também pelo jogo online ddtank em 3º — uma prova do crescimento e popularidade da tecnologia pelo país.

O Zeitgeist do fim do ano de 2011 oferece uma perspectiva única para os principais eventos e para as maiores tendências do ano, com base em pesquisas realizadas no Brasil e no mundo. Este ano, os termos mais pesquisados no mundo são um verdadeiro reflexo dos nossos tempos, tanto com Steve Jobs e iPad em nossa lista, assim como games como Battlefield 3 e a forte presença de sites de redes sociais.

Consultas globais de crescimento mais rápido:

rebecca black

google plus

ryan dunn

casey anthony

battlefield 3

iphone 5

adele

東京 電力(TEPCO)

steve jobs

ipad 2

Para ver os termos mais pesquisados de 2011, além das maiores pesquisas em mais de quarenta países. Neste ano está mais fácil comparar os termos mais pesquisados de um país com o outro e ver como mudam ao longo do tempo. Com o novo formato interativo, é mais simples ver como alguns dos maiores acontecimentos do mundo são representados pela pesquisa ou saber quais celebridades são mais populares em cada país.

Criamos estas listas e gráficos com uma combinação de ferramentas que nos dão uma perspectiva das tendências de pesquisas globais, regionais, do passado, futuro e presente. O Google Insights para pesquisa, uma ferramenta disponível para o público que mostra o volume relativo da pesquisa por geografias, períodos de tempo e consultas, serviu como fonte de muitas listas e gráficos da página do Zeitgeist no final deste ano.

Com bilhões de pesquisas conduzidas mundialmente todos os anos no Google, há diversas tendências de pesquisa segundo o local, a época etc. E o nosso Zeitgeist de fim de ano não consegue capturar todas elas. Se quiser criar as suas próprias listas ou gráficos, nós incentivamos a todos que experimentem a nossa ferramenta pública do Google Insights para pesquisa para criar as suas próprias listas “Zeitgeist” de 2011.

Estas são as listas finais que estarão no site.

BRASIL

Pesquisas de crescimento mais rápido:

facebook

bbb11

ddtank

rebelde

insensato coração

concursos 2011

tumblr

brasileirão 2011

enem 2011

cordel encantado

Pessoas:

paula fernandes

bruno mars

gustavo lima

bruna surfistinha

katy perry

charlie sheen

scarlett johansson

avril lavigne

luan santana

michel teló

Comidas e bebidas:

bolo

cupcake

azeitona preta

bolo de caneca

estrogonofe de frango

yakisoba receita

batata gratinada

nhoque de batata

grey goose

panqueca americana

Instruções:

fazer facebook

excluir facebook

tirar passaporte

recuperar orkut

atualizar gps

apagar histórico

calcular porcentagem

excluir twitter

fazer panqueca

passar delineador

Letras de música:

pra você

um beijo

efeitos

não precisa

não precisa

teus segredos

clichê

planos impossíveis

sensações

pôneis malditos

Filmes:

thor

transformers 3

rio o filme

percy jackson

amanhecer o filme

american pie 8

premonição 5

smurfs o filme

faroeste caboclo filme

amores possíveis

Compras

câmera

porta-retrato digital

chinelos de praia

máquinas de café

bichinho de pelúcia

máquinas de pão

espremedores de frutas

bote inflável

carrinho de corrida

kit frescobol

Esporte:

libertadores 2011

ufc rio

muay thai

copa américa 2011

campeonato paulista 2011

campeonato carioca 2011

tabela brasileirão 2011

fórmula 1 2011

campeonato mineiro 2011

liga futsal 2011

Destinos para viagem:

orlando

cancun

las vegas

melhores destinos

jamaica

hotéis

réveillon 2012 pacotes

república dominicana

viagem barata

são petersburgo rússia

O que é…?:

ética

sustentabilidade

cidadania

cordel

biodiversidade

empreendedorismo

bullings

dicionário aurélio

gfip

responsabilidade social

Fonte: GoogleBrasilBlog

Esta entrada foi publicada em Busca, Google, Recuperação da informação, Tecnologia, Tecnologia da informação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Google: os termos mais pesquisados em 2011

  1. Márcia disse:

    Bom dia. Muito interessante a divulgação desta lista. Continuem este trabalho. Realmente é perceptível por meio dela o modo de vida, da sociedade atual. Penso que seja uma pena que ainda a TV “comande” a opinião pública. Isto explica porque no nosso país impera a corrupção e a justiça cruza dos braços, principalmente quando se trata de manda-chuvas tipo Jáder Barbalho, Sarney, etc. A sociedade desconhece seus direitos, nossas riquezas, Mas afinal, o Michel Teló está no top, o Lula tirou a barba e e isso que interessa….

  2. Jonas disse:

    Ali na parte de conselhos regionais, sugiro que tire o endereço e o nome da presidente do CRB10. Há anos que esta pessoa não faz parte do conselho e que o mesmo se mudou.

  3. biblioteconomiabrasil disse:

    Obrigado Jonas, você teria essas informações atualizadas?
    Filipe

Deixe uma resposta