Apps para bibliotecários concurseiros

Com a possível aprovação da “PEC da escravidão” o funil para os concursos em Biblioteconomia vai ficar ainda mais fechado. O número de vagas vai diminuir. Nos resta torcer para que essa insanidade não seja aprovada e que a lei seja respeitada. Toda biblioteca deve e merece ter um bibliotecário como administrador. Para ajudar nos estudos segue uma lista de aplicativos para celular que podem auxiliar você naqueles momentos de ócio.

inClass
Focado na organização da vida escolar ou acadêmica, o aplicativo oferece funções como lista de tarefas, visualizador de horários semanais e alarmes programáveis – para acabar com as desculpas e a correria na véspera de prova ou de entrega de trabalho. O app ainda facilita as anotações relacionadas ao conteúdo da aula, com a possibilidade de integrar documentos, fotos, vídeos e áudios gravados pelo dispositivo. Caso reste alguma dúvida, busque os contatos do professor da disciplina na lista proporcionada pelo aplicativo (é possível armazenar telefone, foto, e-mail e endereço de cada um). O app também faz backup dos dados, para prevenir imprevistos. Gratuito, está disponível apenas para iOS, com versão em português.

School Assistant
O dia a dia de um estudante pode ser facilmente esquematizado com esse aplicativo, disponível apenas para aparelhos com sistema Android. Com o app, é possível reunir datas de provas e trabalhos, bem como programar lembretes dias ou horas antes de cada compromisso. Ele também exibe gráficos de desempenho escolar, além de notificar o fim de cada aula (uma função especialmente útil aos pais, que saberão quando poderão ou não ligar para o filho). O aplicativo tem uma versão gratuita e outra paga, com mais recursos, que custa pouco menos de R$ 4.

Aldiko
Livros e artigos nos formatos ePub ou PDF podem ser consultados com este aplicativo. Para tornar a leitura mais confortável, seja em ambientes claros ou escuros, ele vem com recursos para customizar tamanho da fonte, cor, espaçamento e brilho da tela. Para destacar passagens importantes, é possível marcar a página. Além disso, o usuário pode fazer busca de palavras no dicionário. Para os fãs de literatura, o app dá acesso a uma loja de eBooks, com uma variedade de títulos e best sellers – alguns gratuitos. Com tradução para o português, o Aldiko pode ser baixado sem nenhum custo em aparelhos com sistema Android (há uma versão com recursos diferenciados que pode ser adquirida por pouco mais de R$ 6).

Gabaritar
Outro aplicativo que ajuda a organizar a vida do estudante, o Gabaritar é compatível com o sistema Android e permite ao usuário selecionar uma disciplina e cronometrar o tempo de estudo. Também é possível estabelecer um plano com o número de horas que será dedicado a cada assunto – a lista de matérias pode ser pré-carregada do banco de dados do app ou gerada pelo próprio estudante. No fim do dia ou da semana, é possível visualizar um gráfico comparativo do tempo destinado a cada disciplina, uma aposta dos desenvolvedores para otimizar a rotina do aluno. Gratuito, o aplicativo ainda traz informações sobre concursos, editais e notícias relacionadas.

Novo Acordo Ortográfico
Ainda com dúvidas sobre as novas regras da Língua Portuguesa? Usuários de dispositivos com sistema iOS podem baixar gratuitamente o aplicativo Novo Acordo Ortográfico, que traz definições e normas atualizadas sobre hífen, acentuação e detalhes do alfabeto. Para quem tem aparelho com Android, uma alternativa é o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, que exibe as regras antes e depois do acordo. O app é gratuito e também está disponível para usuários de iOS.

Fonte

Esta entrada foi publicada em Biblioteconomia, Concurso público, Tecnologia, Tecnologia da informação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta