Profissional da informação como produtor de conhecimento

Muitas competências profissionais e pessoais são necessárias para que o profissional da informação atue com eficiência na contemporaneidade. A criatividade, por exemplo, é um dos atributos indispensáveis ao profissional da informação, uma vez que o mesmo deverá se alicerçar na originalidade, criticidade, flexibilidade e sensibilidade, para buscar novas soluções para enfrentar velhos problemas

Além do domínio dos conteúdos inerentes à área, o profissional deve estar preparado para enfrentar com proficiência e criatividade os problemas de sua prática profissional, produzir e difundir conhecimentos, como também refletir criticamente sobre a realidade que o envolve.

Na atualidade, o profissional necessita ser reflexivo e deve ponderar sobre sua prática pois, caso tenha à sua frente um novo problema ele possa, por meio das experiências anteriores, ser criativo para resolvê-lo, compreendendo e modificando a realidade.

A importância da prática da pesquisa científica para a atuação profissional

O profissional de hoje necessita saber pensar estrategicamente, com criatividade, e ter capacidade de tomar decisões. Ele também necessita saber pensar e aprender a aprender. Consequentemente, o ensino superior é considerado a base para a formação de profissionais, e por que não dizer cidadãos, pois têm como missão principal ajudar no desenvolvimento sustentável do país.

No processo educativo “aprender a aprender”, considera-se a prática da pesquisa científica como um princípio pedagógico, o qual proporciona a ação/reflexão dos alunos perante os
conhecimentos aprendidos. Essa concepção tem como base desenvolver atitudes analíticas, reflexivas, questionadoras e problematizadoras em que o ponto de partida são as próprias observações, que, por sua vez, levam a se indagar sobre o conhecimento e a realidade

A educação e a pesquisa caminham em conformidade, pois se obtém a educação por meio da pesquisa e não o contrário, primeiro a pesquisa e depois a educação ou vice-versa. A diferença principal da educação por meio da pesquisa está no critério do “questionamento reconstrutivo”, em que tal aspecto seja um ato natural ao aluno cidadão, nas diferentes instâncias da sociedade e fases de sua vida. O ensino/aprendizagem por meio da pesquisa, deve ser inserida na escola, nos primeiros anos da educação infantil, e se estender naturalmente ao ensino superior e ao ambiente profissional.

Pode-se dizer que quanto mais cedo o aluno for posto em contato com o aprendizado, que valorize a investigação, mais se aguçará sua percepção das contradições e antagonismos tecidos no contato real e social. Isso o fará (re)ler e interpretar os fatos de forma crítica e, consequentemente, estimulará atitudes inovadoras frente a desafios e problemas.

No que restringe à Biblioteconomia e a Ciência da Informação, pode-se inferir que o desenvolvimento de pesquisas na graduação contribuirá para a prática profissional de forma efetiva, tendo em vista que esses profissionais trabalham diretamente com fluxos informacionais que percorrem a criação, a publicação e a disseminação da informação. É necessário formar “gestores da informação”, que saibam trabalhar a informação enquanto “objeto de atuação” e “objeto de pesquisa”. Busca-se, assim, preparar os profissionais da informação, por meio da pesquisa em suas diferentes facetas, para desenvolverem atividades de trabalho com proficiência e criatividade, além de proporem e solucionarem problemáticas advindas do cotidiano, contribuindo, por conseguinte, para o avanço dos estudos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Fonte

Esta entrada foi publicada em Aprendizagem, Bibliotecário, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Conhecimento, Educação, Gestão, Informação, Pesquisa, Profissional da Informação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta