Close

setembro 30, 2015

Por que fomentar a leitura na biblioteca pública?

O objetivo essencial da biblioteca pública é o de orientar os visitantes a entrar no mundo do conhecimento, informação e entretenimento através de livros, e para tornar isso possível é necessário que serviços sejam oferecidos e divulgados; na medida em que isso é feito, a presença e o sentido da biblioteca como um espaço aberto à cultura é fortalecida.

Fomentar a leitura entre crianças, jovens e adultos, é convidá-los a desfrutar de um benefício GRATUITO, para trocar pontos de vista e desfrutar da prática da leitura como uma experiência nova, dinâmica e divertida; uma opção diferente fora da escola. Ao realizar atividades que promovam a leitura na biblioteca pública, promove-se também seu acervo bibliográfico e isso dá uma chance para a criação de novas possibilidades de socialização e aprendizagem contínua.

Para fazer isso com sucesso, você precisa saber que livros existem na sua biblioteca e selecionar aqueles cujo conteúdo (linguagem, tema, ilustrações) são de interesse para as pessoas que estarão envolvidas: crianças, jovens ou adultos. Cada tipo de usuário tem suas preferências, embora após o estabelecimento desse perfil através de uma entrevista de referência você possa inclusive indicar algumas obras para este usuário que ele nem imaginava ler.

Uma ideia de como fazer

Um guia geral que é estruturado por nível de leitura baseado na maturidade do usuário e não pela idade, com o objetivo de estabelecer uma forma flexível e mais prática para atender  as necessidades e responder aos interesses dos diferentes usuários de sua biblioteca.

quadro incentivo leitura

O acervo bibliográfica é a matéria-prima para você promover um programa de atividades permanentes em torno de leitura, por isso é você que escolherá o tema e selecionará os livros necessários para realizá-las.

É importante que você faça uso de sua criatividade e entusiasmo para ser capaz de adaptar suas sugestões às necessidades dos usuários e os recursos que você conta. Lembre-se que o que é importante oferecer aos usuários uma variedade de livros e permitir explorar diferentes formatos, temas e gêneros.

Provocar emoção desperta o interesse! Assim, você e seus usuários vão desfrutar de uma experiência gratificante e muito diferente daquela realizada nas escolas.

Tenho certeza de que suas contribuições para este trabalho dará um novo sentido para seu trabalho e para sua vida como um todo que surgiu a partir de sua própria experiência e iniciativa.

A quem se interessar mais pelo assunto, sugiro fortemente esta leitura.