Close

fevereiro 4, 2010

Biblioteca Mário de Andrade, segunda maior do país, deve reabrir neste semeste

Boa notícia para os paulistas. Biblioteca pública é sempre fascinante, pessoas de todos os tipos, credos e classes sociais em um mesmo prédio buscando conhecimento. Isso pode parecer sonho, mas tenho certeza que acontece! Historiadores de plantão vão poder analisar algumas obras raras, como uma Bíblia Sagrada do ano de 1492. Aproveitem!

Após um longo período de reforma, a maior biblioteca pública de São Paulo deve reabrir até junho deste ano, segundo previsão da Secretaria Municipal da Cultura. Dona do segundo maior acervo do país, a Mário de Andrade começou as obras da restauro e modernização em setembro de 2007. O custo total está estimado em R$ 16,3 milhões.

Marcelo Justo/Folha Imagem

A biblioteca estava funcionando no mesmo prédio desde 1942, com mais de 15 anos sem reforma. O imóvel é tombado. Além da reforma do prédio e da modernização de suas instalações, a intervenção envolve ainda a recuperação e manutenção dos seus acervos. A recuperação da biblioteca integra o programa de reabilitação da área central da cidade de São Paulo, conhecido como ProCentro.

Bíblia de 1492

A biblioteca tem mais de 3 milhões de itens (livros, periódicos e cartões-postais), sendo a segunda maior do Brasil, depois da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Entre os livros mais antigos está uma Bíblia datada de 1492. O setor circulante da biblioteca, que funcionava na rua da Consolação, 1.024, vai retornar para a Mário de Andrade, e a prefeitura promete ampliar seu acervo de 40 mil para 60 mil volumes.

A Mário de Andrade foi fundada em 1926, a partir do acervo da Câmara Municipal de São Paulo, e foi instalada na rua 7 de Abril. Quinze anos mais tarde foi transferida para a rua da Consolação, 94, no edifício que havia sido projetado para abrigar a biblioteca municipal. O nome em homenagem ao escritor Mário de Andrade (1893-1945) só foi adotado na década 1960.

Fonte: Folha Online

2 Comments on “Biblioteca Mário de Andrade, segunda maior do país, deve reabrir neste semeste

carmen lucia troiani
março 7, 2011 em 8:46 pm

A Bibl. Mário de Andrade é a melhor biblioteca da América do Sul. Famosíssima em seu conteúdo cultural. Rico em seu acervo, além de ser um marco na cidade de S.P.
Seções como a de Artes, de Obras Raras e outras, são magníficas.
Coleção de sêlos, vem enriquecer a história do nosso país.
Obras de Mário de Andrade, nosso orgulho brasileiro, pela inteligência que demonstrou em Macunaíma e outras criações literárias.
Parabéns, pela melhoria, estava na hora, mesmo!
A Biblioteca Mário de Andrade é espetacular e me sinto feliz por ter trabalhado na mesma. A população de SP, devería conhecê-la!
Carmen Luica Troiani

carmen lucia troiani
março 11, 2011 em 3:52 pm

A Biblioteca Mário de Andrade é sem dúvida um Cartão de Visita para os paulistanos, com seu requintado acervo de obras raras, além de coleções de sêlos, é magnífica!
Deve ser preservada tbém por ser a mais famosa biblioteca da América do Sul.
Mário de andrade, é orgulho para o Brasileiro! Folclorista, teatrólogo, um gênio ele foi!
As pessoas que trabalharam lá, como eu, tenho certeza, devem sentir saudade e ao mesmo tempo tenho boas lembranças, como eu sinto, da minha vida profissional!
Parabéns, e creio que o povo deve sim, conhecê-la pela presença cultural que oferece aos brasileiros, e, aos estrangeiros.
Carmen

Deixe uma resposta