Close

junho 9, 2016

10 dicas para se tornar um bibliotecário mais moderno

Para bibliotecários, olhar para o futuro é abraçar novas formas de abordar o seu trabalho e o papel da biblioteca dentro do contexto em que ela está inserida. Os bibliotecários mais modernos estão trabalhando para revitalizar suas bibliotecas, tornando-as mais do que simples lugares que armazenam informações. Parte museu, parte laboratório, as bibliotecas do futuro estão explorando e definindo os seus serviços com base nas necessidades das pessoas.

“Os bibliotecários se encontram no meio de uma tentativa de se reinventar profissionalmente” falou Sebastien Marion, bibliotecário de serviços virtuais no Instituto de Tecnologia de Nova York. “O desafio é: como ir de um espaço que guarda coleções de livros para um lugar que coleciona habilidades”

Bibliotecários modernos possuem várias habilidades que podem contribuir e incentivar o crescimento pessoal, desde que acompanhe os avanços tecnológicos de informação e comunicação. Bibliotecários modernos incentivam a leitura, o que contribui para o aumento da capacidade de aprendizado, nosso principal objetivo.

Aqui estão 10 dicas para se tornar um bibliotecário mais moderno.

1. Foque no componente humano: bibliotecas costumam ser vistas como lugares que vamos para trabalhar em silêncio, mas nos dias de hoje, devemos focar nossos esforços para tornar as bibliotecas mais centralizadas nas pessoas. Conversas podem enriquecer mais do que a leitura de um artigo científico, por exemplo.

2. Pense horizontalmente: veja o que outros setores (indústrias, empresas, startups, etc) estão fazendo para alcançar seus objetivos, não apenas o que outras bibliotecas estão fazendo. Essa é uma das posturas mais importantes que um bibliotecário moderno pode ter.

“Queremos desmitificar e democratizar o processo de aprendizado, então podemos pensar essencialmente como um museu,” diz Marion. “Posso verificar o que um museu da minha cidade está fazendo, e posso também informar o museu sobre o que estou fazendo.” Mais uma vez a importância do diálogo.

3. Ensine as pessoas a aprender: saber como encontrar informação de qualidade e aprender novas habilidades é algo que levamos para a vida toda, e como curadores da informação, bibliotecários são mais do que qualificados para ensinar essa habilidade para outros.

“É ótimo ter um diploma de uma universidade de qualidade, mas quando você se forma, é fundamental se manter informando e atualizado sobre os assuntos da sua profissão para evoluir,” comenta Marion.

4. Pense em disseminação seletiva de informação: as pessoas sofrem com excesso de informação, e bibliotecários antenados procuram formas de aliviar esse problema. Disseminar conteúdos específicos é uma das formas que o bibliotecário moderno tem de ajudar as pessoas a navegar com mais eficiência pelo mar de informações desorganizado que é a Internet.

5. Considere experiências: as bibliotecas podem proporcionar experiências, o bibliotecários modernos podem verificar qual tipo de experiências as pessoas que frequentam sua biblioteca gostariam de viver. Você pode criar o seu próprio ambiente de pesquisa, com tecnologia e/ou dispositivos específicos. Ser bibliotecário não é apenas armazenar informações de forma organizada.

6. Pense nas entradas: há muitas formas de informação disponível para as pessoas nos dias de hoje, os bibliotecários precisam considerar a forma como cada pessoa acessa essas informações para que possam incorporá-las em uma espécie de rede de aprendizagem.

7. Pense nas saídas: ao invés de pensar apenas no tratamento da informação, bibliotecários modernos também criam conteúdos exclusivos. Eles devem estar envolvidos na criação de uma forma geral, eventos, cursos e auxiliando as pessoas a tornarem-se (e permanecerem ) mais socialmente engajadas e envolvidas.

8. Use a tecnologia a seu favor: tecnologia é importante, mas deve ser usada de forma que estabeleça uma conexão entre pessoas ao invés de apenas substituí-la.

9. Crie opções: as pessoas devem escolher suas próprias ferramentas, é papel do bibliotecário moderno assegurar que todas essas escolhas sejam satisfatórias, prover ambiente e materiais adequados para suprir essas necessidades.

10. Experimente: bibliotecários inteligentes fazem de suas bibliotecas verdadeiros laboratórios. Realize novos projetos, aplique suas ideias malucas e expanda seu trabalho para o maior número de pessoas possível.

Adaptação do texto original