Close

julho 15, 2015

As virtudes dos bibliotecários

portal do bibliotecario virtudes

Com um pouco mais de 50 anos de profissão regulamentada é importante refletir sobre nosso trabalho. Quais são nossas virtudes? Quais são os nossos vícios? Como melhorar? Como evoluir? Vejo muitas discussões sobre mudanças, leis e empregos. Acho tudo isso muito válido, mas considero a auto avaliação um tópico tão importante quanto esses outros citados.

Recentemente saiu um estudo muito interessante sobre os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida com a participação de alunos de três turmas da disciplina Ética da Informação. No Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba sobre as virtudes dos bibliotecários.

Virtudes dos bibliotecários

O estudo segue uma metodologia científica e chegou ao seguinte resultado:

Coragem para enfrentar os poderosos que ao longo da história pilham e destroem bibliotecas. Preservando os suportes do conhecimento registrado das gerações anteriores para as gerações futuras.

Justiça, para pesar, medir e atender a necessidade de cada usuário. E o tempo certo para trazer novamente à luz os tesouros do conhecimento antigo.

Tolerância, para atender aos que vociferam que precisam de informação, mas ainda não sabem como pedir e muitas vezes desconhecem sua própria necessidade.

Humildade, para atuar em rede e compartilhar as fontes de informação, de modo a facilitar a transmissão do conhecimento para aqueles que dele necessitam, na sociedade.

Humor, pois o sentido da existência é viver bem, ou para o Bem, e alegrar-se por exercer uma profissão onde é possível transmutar a incerteza da busca na satisfação de recuperar a informação relevante para um usuário.

E Amor, pois para os seres humanos tudo começa e termina com esta virtude central, que nos vincula à natureza, aos outros seres humanos e à nossa ação na sociedade – no presente caso, ao exercício virtuoso da profissão bibliotecária.

O que acharam? Vocês concordam? Convido todos a discutir nos comentários.

Fonte

Deixe uma resposta