Close

junho 13, 2016

Bibliotecários implementam projeto inovador de incentivo a leitura

Notícia boa vindo do nordeste brasileiro. Bibliotecários implantam projeto inovador de incentivo a leitura, os resultados começam a parecer. Nosso trabalho pode fazer a diferença na vida das pessoas. Nosso dever é mostrar o caminho, independente da forma.

Bibliotecários da UFC criam estante de livros compartilhados dentro da instituição

O Projeto Livros Livre quer incentivar a leitura na comunidade vizinha a UFC. Diariamente, 15 a 20 livros são locados

Por Matheus Ribeiro em Educação
13 de junho de 2016

As tecnologias fizeram com que muitos jovens trocassem os livros por smartphones cada vez mais potentes como forma de interação nos tempos livres. Mas, como os livros também são cruciais para a aprendizagem do ser humano, um projeto cearense tem incentivado de forma criativa o hábito a leitura.

Desde o último dia 30 de maio, quem passar pela Biblioteca de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Pici, encontra uma novidade: uma estante com livros que podem ser compartilhados pela comunidade acadêmica.

Sendo uma iniciativa do projeto Livros Livres, que consiste na disponibilização de um espaço para compartilhamento de livros, sem a necessidade de cadastro, empréstimo, data de devolução ou multas, a ação proporciona mais um espaço de cultura e lazer na instituição de ensino.

Segundo a bibliotecária Ana Cristina Melo, uma das participantes do projeto, a iniciativa surgiu como forma de suprir a necessidade de leitura da comunidade local. “Todo bibliotecário sempre trabalha com o incentivo a leitura. E a gente notou que muitas pessoas que não são da biblioteca frequentavam o local para ler, mas não podiam levar para casa por conta do cadastro. Elas são pessoas da comunidade próxima. Então a ação surgiu nesse sentido de suprir essa necessidade”.

Para iniciar o projeto, os bibliotecários da UFC realizaram uma campanha de doação para arrecadar livros. “Fizemos uma campanha antes de começar o projeto. Pedimos nas redes sociais da UFC para alunos doarem livros para colocarmos a disposição. Recebemos diversas doações e o projeto tomou forma”, completou.

Conforme a bibliotecária, diariamente 15 a 20 livros são ‘locados’ na estante compartilhada. Para buscar um livro, qualquer pessoa pode ir a biblioteca compartilhada e buscar um livro entre 7h30 e 21h, horário de funcionamento da unidade. Após a avaliação dos resultados e da abrangência, o projeto será implantado nas demais bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFC.

Tendência

Apesar da novidade na UFC, essa não é a primeira ideia inusitada em relação a livros compartilhados. Também em Fortaleza, em parceria com o projeto Plantando O Bem, o Instituto Politizar disponibiliza uma ‘geladeira de livros’. Inaugurado há um mês, o equipamento de livros trata-se da primeira biblioteca compartilhada feita com uma geladeira reutilizada do Ceará.

Segundo o presidente do Instituto, Rafael Castro, o objetivo também é o incentivo a leitura. “As pessoas que estão esperando ônibus poderão ter uma opção de leitura e todos aqueles que quiserem levar um livro para ler, que levem. E os que puderem doar, que doem. Vamos compartilhar essa ideia!”

O equipamento improvisado possui atualmente dois pontos. O primeiro pode ser acessado na Avenida Washington Soares, próximo à passarela da Universidade de Fortaleza. Já a segunda unidade do projeto, fica situada na Avenida 13 de Maio, próximo à Avenida da Universidade, no Bairro Benfica, em Fortaleza.

SERVIÇO

Projeto Livros Livres

Biblioteca de Ciências e Tecnologia da UFC

Local: Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, R. Humberto
Monte, S/N – Bela Vista.

Geladeira de Livros

Unidade I – Local: Avenida Washington Soares, próximo à passarela da Universidade de Fortaleza (Unifor)
Unidade II – Local: Avenida 13 de Maio, próximo à Avenida
da Universidade, no Bairro Benfica http://www.guazhoujp.com/

Fonte