Close

junho 6, 2017

Dublin Core: entendendo o contexto

portal do bibliotecario dublin core metadado processamento técnico

A utilização de metadados na organização eletrônica de recursos vem ao encontro da necessidade crescente de descobrir e disponibilizar informações na internet.

O uso de padrões de metadados possibilita aos sistemas de informação e de gestão do conhecimento a integração e o compartilhamento de recursos e aplicações.

Elementos como autor, título, assunto são exemplos de metadados e podem ser usados para descrever tanto um livro em um catálogo de uma biblioteca online, quanto para descrever uma home page, uma base de dados ou qualquer outro recurso eletrônico em ambiente web.

Metadados dão significado semântico a dados aparentemente isolados, provendo um contexto ao processo de busca.

O conjunto de elementos de metadados do Dublin Core (DC), versão 1.1, é composto, respectivamente, por Título, Criador, Assunto (palavras-chaves e categoria), Descrição, Publicador, Colaborador, Data, Tipo, Formato, Identificador, Fonte, Idioma, Relação, Cobertura e Direitos, segundo sua ordem de definição enunciada no documento Request for Comments – RFC 2413 (NETWORK WORKING GROUP, 1998).

O Dublin Core é um padrão de metadados, composto por 15 elementos, planejado para facilitar a descrição de recursos eletrônicos.

Dublin Core vem sendo adotado internacionalmente por diversas instituições de renome. No Brasil, a exemplo do que vem ocorrendo em muitos países, instituições envolvidas na geração, recuperação e uso de recursos eletrônicos estão estudando e aplicando o uso deste recurso.

O DC pode ser inserido em uma página HTML (Hypertext Markup Language) e utiliza a linguagem XML (eXtensible Markup Language). Adota a sintaxe do RDF (Resource Description Framework).

Os documentos no padrão DC são considerados como objetos e integram todos os possíveis tipos de materiais e seu tratamento técnico, sejam bases de dados, imagens digitais, banco de imagens, textos eletrônicos, vídeos e filmes em formato digital e não-digital, objeto multimídia, gravações sonoras em formato digital e não-digital.

Referências

ALVES, Maria das Dores Rosa; SOUZA, Marcia Izabel Fugisawa. Estudo de correspondência de elementos metadados: DUBLIN CORE e MARC 21. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n. 2, p. 20-38, jan./jun. 2007.

SOUZA, Marcia Izabel Fugisawa; ALVES, Maria das Dores Rosa. Representação descritiva e temática de recursos de informação no sistema agência Embrapa: uso do padrão dublin core. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, Campinas, v. 7, n. 1, p. 190-205, jul./dec. 2009.

Deixe uma resposta