Close

Fevereiro 3, 2017

[CONCURSOS] Questão comentada sobre serviço de referência

Concursos públicos abertos com vagas para o cargo de bibliotecário

Serviços de referência é assunto obrigatório! Toda prova cai pelo menos uma questão. Abaixo segue uma questão da CAPES, prova aplicada em 2012 pelo CESPE.

Julgue os próximos itens a seguir, que versam sobre os serviços de referência.

88 O processo de referência é linear e abrange a totalidade de procedimentos adotados pelo bibliotecário ao responder as questões que lhe são apresentadas.

89 Na representação de um ciclo da informação, os serviços de referência estão funcionalmente situados na fase de disseminação.

90 Por sua natureza, serviços de referência não podem constituir objeto de cooperação entre bibliotecas.

Resposta: Item 88: ERRADO ; Item 89: CERTO ; Item 90: ERRADO

Item 88: O processo de referência é assícrono e não linear. O bibliotecário de referência faz uma entrevista com o usuário para chegar a resposta da necessidade de informação que o usuário trouxe. Neste processo há várias renegociações e ferramentas diferentes que o bibliotecário faz uso para satisfazer a necessidade de informação do usuário.

Item 89:  Este item é respondido de forma clara por essa citação: […] Na verdade, um Serviço de referência/ informação ideal é aquele ao qual o usuário não tem nada a pedir, porque a sua necessidade de informação foi antecipada. A disseminação seletiva da informação é o primeiro passo nesta direção. (FIGUEIREDO, 1996, p. 37).

FIGUEIREDO, Nice Menezes de.Textos avançados em referência & informação. São Paulo: Polis: Associação Paulista de Bibliotecários, 1996. 124 p.

Item 90: Pelo contrário, serviço de referência DEVE ser objeto de cooperação entre bibliotecas. Veja a Rede RVBI, por exemplo, várias bibliotecas trabalhando cooperativamente não só no que tange ao processamento técnico mas também à pesquisa de materiais e empréstimos de livros.

Deixe uma resposta