Close

Março 29, 2017

A importância do compartilhamento da informação e do conhecimento

Ótimo artigo das autoras Liliane Braga Rolim Holanda de Souza, Alzira Karla Araújo da Silva e Emeide Nóbrega Duarte que mostra uma análise em relação a produção do conhecimento e compartilhamento da informação e do conhecimento na área da Ciência da Informação.

A produção do conhecimento se efetiva por meio das pesquisas científicas. Ao serem comunicadas em livros, periódicos, anais, dissertações, teses, entre outros, tais produções podem ser avaliadas e utilizadas pela comunidade científica, que num processo dinâmico e coletivo faz desenvolver determinada área do conhecimento.

Os estudos que analisam as produções do conhecimento científico são de grande relevância para a área pesquisada. São eles que, ao fazerem circular e tornar visíveis os seus resultados, permitem que se obtenha uma real situação em que ela se encontra, em termos de quantidade e/ou de qualidade. Gomes (2014), de acordo com os dados de sua pesquisa, afirma que na área da Ciência da informação, ainda é reduzido o  número de trabalhos que têm essa análise como objeto de seus estudos.

Compartilhamento da informação e do conhecimento

Davenport (2002, p. 115) define compartilhamento como o ato voluntário de colocar o conhecimento à disposição de outros.

Para o autor,

Compartilhar não deve ser confundido com relatar, uma troca informal de informações de maneira rotineira ou estruturada. O vocábulo compartilhamento implica vontade. Aquele que compartilha pode passar a informação adiante, mas não é obrigado a isso.

A literatura aponta que o compartilhamento é um método de aquisição de informação muito utilizada e, segundo Riege (2005), o compartilhamento correto e proposital de conhecimento útil se traduz na melhoria do aprendizado, da inovação individual e organizacional. O compartilhamento consiste em ações coordenadas que viabilizam um processo de concessão do conhecimento para que ele possa ser utilizado e apropriado por outras pessoas. (IPE, 2003)

A produção científica e tecnológica, cada vez mais, tem se efetivado com a contribuição de vários pesquisadores de uma comunidade. Nesse ambiente, o compartilhamento da informação e do conhecimento possibilita a colaboração científica, elemento tão importante para o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Bettencout e Ciaconi (2011) relacionam fatores importantes para o compartilhamento no contexto científico, tais como: redes sociais, comunidades de prática, ambientes facilitadores de colaboração, cultura organizacional, aprendizagem para formação de competências e narrativas. Observa-se que a comunicação é um elemento importante para que se efetive o compartilhamento, de forma, que as ferramentas tecnológicas que podem minimizar ao máximo o tempo e o espaço da transmissão, colaboram definitivamente para a concretização dos avanços científicos.

Divulgue seu trabalho no Portal do Bibliotecário

Envie um e-mail para portaldobibliotecario@gmail.com contando-nos um pouco sobre a atividade que você está desenvolvendo que nós vamos compartilhar com toda a comunidade de bibliotecári@s.

Fonte: [1]