Close

dezembro 1, 2017

Sistemas de Recomendação

Portal do Bibliotecario - Sistemas de Recomendação

Nos últimos anos, as pessoas têm sido inundadas por uma grande onda de informação e de dados.  Referentes a todas as áreas da vida em sociedade. Dessa forma, o usuário depara-se com um gigantesco oceano de informação digital. Que nem sempre está bem organizado ou representado.

Além disso, os processos de busca e recuperação da informação são cada vez mais complicados. E nem sempre a pessoa está preparada ou tem a experiência necessária para elaborar as estratégias de busca. Que o levem ao encontro da informação que precisa.

Uma das ferramentas atualmente mais usada para diminuir esse problema é a utilização dos Sistemas de Recomendação nos diferentes ambientes ou sistemas de informação. Os quais facilitam o encontro de dados durante os processos de busca e navegação. Oferecendo aos usuários indicações daqueles produtos e serviços que poderiam estar associados ou relacionados às suas necessidades.

Conceito de Sistemas de Recomendação

Segundo Resnick e Varian (1997, p.57) os Sistemas de Recomendação são:

[…] sistemas que utilizam as opiniões de uma comunidade de usuários para auxiliar indivíduos desta mesma comunidade a identificarem conteúdos de interesse em um conjunto de opções que poderiam caracterizar uma sobrecarga.

No entanto, para o adequado funcionamento desses sistemas, os mesmos devem dispor de um amplo conhecimento sobre os usuários com os quais interatuam. Saber sobre as suas preferências, gostos e necessidades. Para tanto, os elementos essenciais são a coleta. O processamento. E o armazenamento dos dados dos usuários. Que possibilitam a identificação dos mesmos ao mesmo tempo que facilitam o oferecimento das informações sobre aqueles produtos que tem relação com seus perfis.

Coleta de dados

A coleta dos dados dos usuários pode acontecer de forma explícita. Comumente chamada de customização. Onde a pessoa indica quais são seus interesses criando um perfil sobre seus gostos e prioridades. Ou de forma implícita, quando o sistema sugere os gostos e preferências dos usuários através de suas ações. No caso da segunda opção, cabe discutir até que ponto a prática seria considerada ética ou, quem sabe, até mesmo legal.

Filtragem de informação

Uma vez coletadas as informações sobre os usuários e os produtos, outro problema se apresenta: definir quais produtos indicar para cada usuário. Isso faz com que os sistemas de informação apresentem grande dificuldade na entrega dos dados buscados em cada momento, tornando imprescindível realizar o processo de filtragem da informação como elemento primordial na identificação de padrões de comportamento e de personalização do relacionamento sistema-usuários.

Uma vez filtrada a informação, é o momento de oferecer a cada usuário aquelas recomendações adequadas ao perfil individual.

Os Sistemas de Recomendação constituem peça fundamental no e-commerce e em sua relação com os usuários, os empresários e donos dos grandes sites de vendas têm investido muito dinheiro no desenvolvimento desse tipo de sistema com a finalidade
de atrair, cada vez mais, aquelas pessoas indecisas através das recomendações, convencendo-as a realizar transações. Nesse sentido, existem alguns exemplos de Sistemas de Recomendação que estão dando ótimos resultados, como é o caso da Amazon, Netshoes e outros grandes sites de e-commerce.

Fonte: [1]