Close

Janeiro 26, 2017

Questão comentada sobre sistema de automação de bibliotecas

Concursos públicos abertos com vagas para o cargo de bibliotecário

Questão da Fundação Carlos Chagas (FCC) do concurso público para Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo para o cargo de agente técnico legislativo especializado em Biblioteconomia. A automação de bibliotecas já é uma realidade, hoje existem no mercado soluções gratuitas, não tão boas quanto as proprietárias, mas que já nos permite fazer uma automação eficaz das nossas bibliotecas. Questões sobre automação de bibliotecas são bem comuns nos concursos de Biblio.

[Questão 43] Considere as afirmativas abaixo sobre automação de bibliotecas.
I. Os sistemas para a automação de unidades de informação são conhecidos como Sistemas Integrados para Bibliotecas, em geral, oferecendo os seguintes módulos: aquisição, catalogação, interface de pesquisa, circulação, disseminação seletiva e relatórios gerenciais.
II. Atualmente, dois padrões são de grande importância para a automação de bibliotecas: o formato MARC e o protocolo Z39.50.
III. Entre os requisitos de qualidade de um sistema de automação de serviços bibliotecários, incluem-se o padrão XML para troca de informações e a interface Web para oferecer serviços online.
Ocorre que:

(A) as afirmações I, II e III estão incorretas; as definições e informações apresentadas estão equivocadas e/ou trocadas.
(B) a afirmação I está incorreta; os Sistemas Integrados para Bibliotecas não oferecem serviços aos usuários, como pesquisa, circulação e SDI.
(C) a afirmação II está incorreta; os padrões mais importantes atualmente são o formato FRBR e o protocolo UNICODE.
(D) a afirmação III está incorreta; os requisitos essenciais de qualidade incluem o protocolo FTP e o padrão OPAC (pesquisa pública).
(E) as afirmações I, II e III estão corretas; a automação plena dos serviços de uma biblioteca é uma tarefa complexa que envolve planejamento, tecnologia e ferramentas.

Resposta: Letra E

Análise da questão

(A) a afirmação I é a definição de sistema de automação, os módulos apresentados na afirmativa são os mais básicos de qualquer sistema.

(B) sistema que não oferece pesquisa ou circulação não pode ser considerado um sistema de automação de biblioteca.

(C) UNICODE é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. Não tem nada a ver com protocolo e muito menos com sistema de automação de bibliotecas no contexto da questão.

(D) Essa questão me deixou na dúvida, mas FTP é um protocolo de transferência de arquivos usado por toda aplicação de internet, não deve ser considerado como um requisito ESSENCIAL de qualidade, basicamente porque toda aplicação de internet já deve possuí-lo.

(E) Afirmativa correta. XML é fundamental no caso de uma migração dos dados para outro sistema e a interface Web é uma realidade nos sistemas de automação de bibliotecas. Vale lembrar que, hoje em dia, alguns desenvolvedores de software para bibliotecas já estão fazendo APPs de celular para realizar pesquisa e renovação de livros emprestados.

Deixe uma resposta