Close

março 14, 2017

Questão comentada sobre o perfil do Bibliotecário

00Parece-nos importante incutir na educação dos bibliotecários o princípio de conhecimento pertinente preconizado por Morin, levando-os a estabelecer relações recíprocas entre as partes e o todo (SILVA; CUNHA, 2002, p. 118)

Tendo em vista as considerações do autor e as idéias que fundamentam o princípio de “conhecimento pertinente”, pode-se afirmar que os bibliotecários:

(A) devem garantir, sob enfoque ético, o sigilo das pesquisas de seus usuários.

(B) devem conhecer a unidade de informação, sua estrutura organizacional, funcionamento, políticas e lideranças formais e informais para o seu bom desempenho.

(C) devem identificar os fatores que influenciam o uso da informação, por constituírem subsídios importantes para o planejamento de estudo de usuários.

(D) devem ter como objetivo tornar a cultura e a informação acessíveis a todos os cidadães, sem discriminação.

(E) ao participarem do fluxo internacional de informações, prestando serviços a usuários virtuais, ao mesmo tempo, se beneficiam dos serviços provenientes desse fluxo.

Resposta correta: (E)

Fonte: “[…] os bibliotecários são levados cada vez mais a participar ativamente do fluxo internacional de informações por meio da prestação de serviços a usuários virtuais que podem estar localizados em qualquer local do planeta. Em contrapartida, estes mesmos profissionais se beneficiam e utilizam serviços provenientes deste fluxo internacional.” (SILVA; CUNHA, 2002, p. 118).

Questão retirada do livro: Concursos públicos em Biblioteconomia: estudo e prática.

Deixe uma resposta