Close

novembro 21, 2016

Liderança, biblioteca e bibliotecários

portal do bibliotecario liderança

Liderança é e sempre será um tema atual e em constante desenvolvimento, mas como ser um líder que seja capaz de apoiar, desenvolver e gerir, sem medos e crenças dos métodos de liderança mais antigos? Como conseguir alcançar resultados extraordinários levando as suas equipes ao topo?

É imprescindível, hoje, que uma empresa tenha a preocupação inicial e central com os seus funcionários, com o bem-estar de cada um deles e suas necessidades, para que os mesmos se sintam satisfeitos ao desempenharem suas funções e atinjam os resultados pretendidos pela empresa.

Muitas coisas mudaram com o passar dos anos. Não existe, por exemplo, nenhum segmento de mercado que não tenha concorrência. Os consumidores estão mais exigentes e conectados, assim como as empresas enfrentam disputas acirradas por mercado e lucro. É preciso, portanto, alta performance por parte das equipes para que uma empresa ou organização se mantenha firme

O que é Leader Coach?

Desenvolver pessoas ao ponto de se tornarem autônomas para exercerem os seus trabalhos com excelência é a ambição de qualquer líder. Equipes de alta performance são capazes de criar, gerar energia própria, solucionar problemas em conjunto, levar uma empresa ao topo. 

Essas equipes necessitam de líderes diferenciados, que saibam exatamente como identificar e potencializar os talentos natos, desenvolver pontos fracos e dar todo suporte e apoio para que voem com asas fortes e independentes.

Leader Coach é um tipo de líder que está sendo bastante valorizado dentro dos ambientes corporativos, pois se alia ao Coaching com a finalidade de potencializar o desenvolvimento das pessoas e os resultados dentro da empresa.

Respeito, flexibilidade e motivação são as características que mais se destacam, já que ele consegue cultivar liderados leais por não se impor e pela capacidade de ouvir e aceitar as contribuições de sua equipe.

Jack Welch, o CEO mais Admirado do Mundo: No futuro todos os líderes serão coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado.

O que é Coaching?

John Whitmore, autor do livro Coaching para Performance, um dos principais autores de livros sobre Coaching Executivo da atualidade, explica que “Coaching consiste em liberar o potencial de uma pessoa para incrementar ao máximo seu desempenho. Em ajudá-la a aprender em lugar de ensiná-la”.

O processo de Coaching trata as pessoas como indivíduos inteiros, não sendo possível separar as suas experiências anteriores, crenças adquiridas e que interferem em seu desempenho com um todo. O Coaching une, modifica e desenvolve pontos em todos os âmbitos do ser: emocional, psicológico, físico e espiritual. Ou seja, o ser como um todo.

O papel do coach, no caso do Leader Coach, é de auxiliar a sua equipe a aprender estruturar pensamentos por conta própria e não esperar que tudo parta do líder.

Um líder de si mesmo deve:

  1. Assumir a responsabilidade sobre a sua vida, os seus planos e as suas ações. Cada pessoa é responsável por si. A vida é feita de escolhas e fazer as melhores escolhas dentro do que dispomos é a nossa responsabilidade.
  1. Praticar o autocontrole emocional para ter a mente serena e lúcida. Com isso, o líder poderá ver oportunidades e tomar boas decisões, não se deixar abater ou desanimar por um obstáculo. Se isso acontece, a nossa visão e discernimento se tornam turvos, dificultando ainda mais o encontro de soluções.
  1. Praticar a autogestão de suas tarefas, planos e metas. Um líder de si não tem a quem recorrer para pedir “ordens” ou para “fiscalizar” as suas metas. O líder de si é autônomo e livre. Se você sabe exatamente aonde quer chegar, planeje!
  1. Aprimorar-se por conta própria. O conhecimento é seu e não da organização que o contratou, ele lhe pertence para usar onde e como bem entender, não espere que seja solicitado um novo conhecimento ou habilidade. Um líder de si tem que ser capaz de se autoavaliar, entender o que deve ser aprimorado e colocar as mãos na massa!
  1. Ter objetivos e metas pessoais para saber aonde quer chegar. Como diria o querido gato Cheshire, personagem do livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Carrol: “qualquer caminho serve quando não sabe aonde quer chegar”. Não saber onde queremos chegar é não conhecer o nosso propósito. Porque você está onde está? Para onde quer ir? Qual é o legado que quer deixar? Um líder de si mesmo busca um propósito de vida e a partir daí segue o seu caminho rumo ao sucesso.

O que é esperado de um Leader Coach?

  • Colaboração para o desenvolvimento individual dos liderados.

O Leader Coach assume a responsabilidade de identificar e desenvolver talentos, direcionando e conduzindo os colaboradores para um aumento de performance, com treinamentos planejados por ele e não apenas delegando essa responsabilidade ao Departamento de Recursos Humanos (RH) de suas organizações.

Indica o objetivo e permite que cada um trilhe o caminho.

As metas de um Leader Coach são claras e objetivas. Esse tipo de líder indica e guia os seus liderados, mas não interfere na forma com que eles cumprem as suas tarefas. Ele estimula a responsabilidade e a tomada de decisão de seus colaboradores, permitindo que utilizem seus talentos para encontrarem soluções e, dessa forma, alcancem os objetivos.

  • Liderança pelo exemplo

A hierarquia não deve ser fator determinante para que as pessoas sigam um líder. Muito pelo contrário, é preciso que o líder tome atitudes de acordo com o que prega, tenha congruência, dê bons exemplos aos liderados etc., essas são atitudes que fazem com que os colaboradores queiram seguir um líder. Dessa forma, é preciso, então, que um líder conquiste os seus liderados e não seja respeitado por eles por conta, somente, da hierarquia.

Benefícios do Leader Coach

Maior facilidade de lidar com mudanças, adversidades, transformando tudo em motivação, e crescimento individual e grupal. Os liderados, com esse tipo de liderança, tornam-se mais autoconfiantes e comprometidos com os resultados. Outro benefício para os liderados é a ampliação de seus recursos intelectuais. Com o aprendizado fluindo mais facilmente, eles sentem liberdade e confiança para ousar com criatividade. Isso torna qualquer profissional extremamente desejado pelo mercado.

Para os líderes

O líder que adota o estilo de liderança baseado no processo de Coaching é um profissional mais assertivo, de comunicação precisa, que tem alto nível de adaptabilidade, toma boas decisões, são capazes de fazer planejamentos mais consistentes e adquirem habilidades de conduzir suas equipes para a autonomia e alta performance.

Para as empresas

Resultados mais significativos, equipes de alta performance em constante evolução e crescimento, trazendo inovação, competitividade e aumento de valor para a organização.

O que é preciso para ser um leader coach?

Ferramentas de Coaching para líderes

SMART

Esta é uma ferramenta criada por Peter Drucker que auxilia na hora da definição de metas, sejam elas pessoais ou profissionais. É uma das ferramentas mais famosas do Coaching por sua ampla possibilidade de aplicação e de variação conforme o contexto particular de cada aplicação. SMART é um acrônimo com as iniciais das palavras Specific, Messurable, Achievable, Realistic e Time-based.

Specific: uma meta precisa ser específica, algo que seja facilmente entendida por outra pessoa, logo, que também facilita nossa própria compreensão e foco.

Measure, ou seja, como você irá medir, mensurar, se o objetivo foi ou não alcançado. Isso é muito importante (principalmente se você for avaliar de maneira objetiva o desempenho de outra pessoa).

Achieavable: não adianta nada definir um objetivo lindo, como “conseguir a paz mundial”, se isso não pode ser alcançado com seus recursos e habilidades. Avalie se o objetivo pode ser alcançado.

Realistic, ou realista, e ser relevante ao contexto que você está relacionando o objetivo. Você precisa acreditar que tal objetivo possa ser alcançado. Ele precisa ser importante para você se sentir motivado em trabalhar por ele.

Time, ou seja, o objetivo precisa ter um prazo para ser alcançado.

Perguntas Poderosas

A forma como o líder desenvolve seus liderados através do Coaching, é por meio de perguntas poderosas e provocativas que os levam a refletir sobre o que se passa em seu interior, o que se passa ao seu redor e nas mãos de quem está o poder de mudança em sua vida.

O intuito é fazer com que o indivíduo passe a ter maior consciência de que ele é o responsável por determinar metas e sonhos, bem como por planejar de que forma irá percorrer o caminho para alcançar esses objetivos.

O gestor tem o dever de explicar ao liderado a visão, missão e objetivos da organização de forma que ele compreenda e os aceite, alinhando-os com os seus próprios objetivos.

Diante da opinião geral de coaches executivos, é preciso mencionar algumas perguntas que podem contribuir com o desenvolvimento de uma liderança efetiva:

  1. Para estabelecer FOCO

a) O que você gostaria de conseguir como resultado desta conversa?

b) Qual é a situação e/ou problema de negócio que você quer resolver?

c) O que esta conversa pode fazer por você?

d) O que parece mais urgente para você?

e) Eu gostaria de entender melhor. Você pode me explicar?

f) Mencione, abertamente, o que você acredita que precisa ser modificado.

  1. Para descobrir POSSIBILIDADES

a) Qual é a sua visão sobre isso?

b) Como se sente sobre isso?

c) O que você já tentou fazer para resolver isso?

d) Após essa tentativa, o que você pode fazer ainda mais para resolver esse problema?

e) Em sua opinião, quais são as opções para resolver esse problema?

f) De acordo com as opções apresentadas, quais são os seus prós e contras?

  1. Para planejar a AÇÃO

a) Como você gostaria de ver a si mesmo crescendo dentro desse papel?

b) Como você enxerga e avalia o ano que se passou?

c) Como você acha que está?

d) Aonde você quer chegar?

e) O que é necessário fazer?

f) Se já tiver alcançado a meta, o que fez para conseguir isso?

  1. Para RECAPITULAR

a) O que você aprendeu com tudo vivido até aqui?

b) Quais são as coisas que você vai cumprir?

c) O que planeja finalizar nas próximas semanas?

d) Para você, o que está faltando?

e) O que mais pode te atrapalhar?

f) Sendo você o responsável pela ação, como posso acompanhar o andamento do projeto?

Competências essenciais de um Leader Coach

  • Saber gerar segurança e confiança;
  • Fazer perguntas poderosas;
  • Visão sistêmica. A visão do “todo”, de todos os âmbitos, e com todas as variáveis possíveis;
  • Mensurar resultados. Trabalho, dedicação, feedback, tarefas, planejamento etc.,
  • gerarão resultados.

Princípios do Leader Coach

Ética e confidencialidade: É preciso que exista, entre o líder e a sua equipe, um acordo de confiança. As pessoas têm o direito humano de errar. Tanto o líder quanto a equipe são passíveis de erro. Demonstrar ética e confiança de que, os erros serão tratados como oportunidades de aprendizado, garante às equipes maior abertura para criarem e ousarem em busca de resultados.

Foco no futuro: A liderança acontece no tempo presente, no aqui e agora, mas é preciso sempre vislumbrar melhoria contínua para os tempos que virão, mudanças efetivas que tragam maior desempenho, equilíbrio ou que tenha sido planejado como meta/estado desejado.

Ações: Uma das metas de uma boa liderança é o movimento para mudar e/ou melhorar algo, além de promover o desenvolvimento. A utilização do Coaching na liderança é muito efetiva quando, além de orientações e questionamentos, os liderados são levados à prática.

Ausência de julgamento: Não é possível ouvir de forma inteira o que os profissionais de sua equipe têm a dizer e a oferecer se o líder deixar que suas experiências de vida e/ou opiniões interfiram. Não existe o certo ou errado quando o assunto é aproveitar o melhor dos seus talentos desde que a ética sempre prevaleça.

Por onde começar?

Reconhecimento

O primeiro passo é reconhecer a necessidade de desenvolver uma forma de liderança mais efetiva. Quando você se colocar na posição de líder, não basta, somente, ter conhecimentos técnicos. É preciso ter conhecimento humano.

Conhecimento

Se você ainda não sente que tem o conhecimento necessário para tornar-se um Leader Coach, busque. Você é o líder de si mesmo e tem autonomia para decidir, buscar o que lhe falta e ser cada vez melhor.

Fonte: [1]