Close

abril 18, 2009

Biblioteca com canal no Youtube

Tinha que ser a Library of Congress a ser a primeira biblioteca a criar um canal no Youtube! Acho que nossa Biblioteca Nacional deve ter um acervo bem interessante que poderia ser publicado no maior site de vídeos do mundo, mas como tudo aqui no Brasil é mais difícil, vamos tentar nos contetar com os exemplos que vem do exterior.

Library of Congress

Library of Congress

Vejam a matéria que saiu na Folha de São Paulo:

Biblioteca dos EUA lança primeira filmagem do mundo no YouTube

Um esforço para arrumar a desconexão entre o governo e as novas tecnologias, de acordo com o site da revista Wired, traz o primeiro registro em película filmado da história (um homem espirrando, datado de 7 de janeiro de 1894), e outros 70 títulos cuja fabricação ultrapassa os 100 anos.

No ano passado, a Biblioteca do Congresso, sob chancela do Creative Commons (autorização de distribuição de material, contanto que seja citada a fonte), lançou centenas de imagens no site de fotos Flickr, que tem cerca de 50 atualizações semanais. O canal de vídeos envereda pelo mesmo caminho.

“É apenas o começo”, assinala o diretor de comunicações Matt Raymond no blog oficial da biblioteca. “Ainda não colocamos todos no canal, vamos fazer isso aos poucos.”

Há por volta de 6 milhões de vídeos no acervo da Biblioteca do Congresso, que planeja também a distribuição do conteúdo por meio do iTunes em um futuro próximo.

Agências governamentais têm procurado migrar para novas mídias, na tentativa de maior abertura de seus conteúdos para o público.

Fonte: Folha de São Paulo

One Comment on “Biblioteca com canal no Youtube

Renato Dias
outubro 12, 2010 em 11:51 am

CURSO DE EMPREENDEDORISMO PARA PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO
Prof. Nelson Oliveira Data: 06/11/2010 – sábado / Horário: 8h às 17h / Local: UniverCidade – Unidade Metrô – Carioca – Rio de Janeiro – Brasil
Contatos: http://www.orbitaeventos.com / Caso tenham oportunidade não percam!

Deixe uma resposta