Close

janeiro 5, 2017

Biblioteca pública que transforma vidas

É emocionante ver a transformação que uma biblioteca pública pode fazer na vida das pessoas. Essa instituição não pode morrer! Até pode ser que no primeiro mundo esse tipo de biblioteca esteja fechando as portas do mundo físico e entrando completamente no virtual, mas aqui no Brasil precisamos desse espaço para evoluir. Parabéns a todos os envolvidos!

Biblioteca Pública Padre Trindade é motivo de orgulho para os cruzeirenses

por Ludmilla Santos

Localizada no centro de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, a Biblioteca Pública Estadual Padre Trindade é um dos maiores patrimônios públicos da região. Entregue à comunidade no dia 20 de fevereiro de 2014, o espaço conta com um acervo de 21 mil obras literárias, além das seções de histórias em quadrinhos (HQ), de livros infantis e de revistas diversas.

São 1.300 metros quadrados, divididos em quatro ambientes: telecentro, espaço infantil, acervo geral e acervo literário. Uma verdadeira revolução nas opções de estudo, lazer e cultura para os moradores de Cruzeiro de Sul.

O que pensa a comunidade?

Larissa Correia, dona de casa e mãe de Sofia, de 7 anos, frequenta a biblioteca por causa da filha. “Eu tenho orgulho deste espaço, que considero de grande importância para nós, cruzeirenses. É muito bom saber que posso trazer minha filha para um local onde ela se sente bem, gosta e interage. Preciso me dispor trazê-la mais vezes porque ela sempre me cobra, ela adora este espaço”, comentou.

O universitário Matheus Santos preenche todo seu tempo com leitura. “Eu venho à biblioteca todos os dias, e na maioria das vezes passo o dia todo. Este espaço é confortável, tem um clima agradável que nos prende aqui. Esse apego fez com que eu lesse 150 livros só este ano”, contou o estudante de Letras Espanhol.

A biblioteca recebe de 80 a 120 pessoas por dia. O lugar conta com a atuação de 32 servidores, sendo 16 estagiários de nível superior.

Uma das estagiárias responsáveis por acompanhar os visitantes do espaço infantil diz que, além de o local oferecer uma diversidade de livros e jogos, são realizadas diariamente rodadas de contação de histórias, que despertam a atenção de meninos e meninas. Também é feito agendamento para visitas de escolas.

“No espaço infantil é onde nos dedicamos a estimular e incentivar o gosto pela leitura nas crianças. Ele é o mais frequentado e isso nos orgulha demais, afinal, eles são o futuro da nossa cidade, da nossa nação”, disse a estudante.

Telecentro

Outro ambiente concorrido é o telecentro, com computadores conectados à internet. Para acessar o serviço é necessário apenas fazer um cadastro e aguardar a vez.

Jovem embaixador do Juruá

Luiz Fernando Sirqueira, 19 anos, foi selecionado para representar o Acre no programa Jovem Embaixador em 2015. Na ocasião, ele era estudante da Escola Estadual Dom Henrique Ruth e teve a oportunidade de viajar para os Estados Unidos, onde visitou as cidades de Washington, capital do país, e também Portland, no Estado de Oregon. A conquista ele atribui às horas passadas entre os livros e os computadores da biblioteca pública Padre Trindade.

“Durante toda a preparação para a seleção dos jovens embaixadores, eu usei este espaço para estudar e organizar minha documentação usando a internet. Este ambiente foi essencial para a minha conquista e continua sendo, pois venho todos os dias aqui. Eu dependo do ambiente da biblioteca para meus estudos, porque é um ambiente agradável, organizado e faz com que eu me concentre melhor. Aqui é também uma fonte segura de pesquisas, pois utilizo tanto a internet quanto algumas obras literárias do acervo”, contou.

A Biblioteca Pública Padre Trindade funciona de segunda a sábado, das 8 às 18 horas, e é totalmente planejada para facilitar o acesso de portadores de deficiência a todos os ambientes. De 2014 a 2016, 150 mil pessoas visitaram o local.

Fonte: http://www.agencia.ac.gov.br/biblioteca-publica-padre-trindade-e-motivo-de-orgulho-para-os-cruzeirenses/