Close

julho 19, 2017

Bibliotecas, bibliotecários e redes sociais

portal do bibliotecario biblioteca redes sociais

Redes sociais já fazem parte da vida de 2,46 bilhões de pessoas

Com 1/3 da população mundial usando redes sociais, como as bibliotecas se encaixam nesse contexto? Cada vez mais a principal fonte de informação das pessoas são as redes sociais. Ao meu ver, é muito importante que os e bibliotecários do Brasil e do mundo estejam cientes de que grande parte do nosso trabalho já é atender as necessidades de informação dos usuários via redes sociais.

Um terço da população mundial, ou 2,46 bilhões de pessoas, vão se logar em sites redes sociais (Facebook, Twitter etc.) pelo menos uma vez por mês em 2017. O dado é do censo anual de redes sociais que acaba de ser publicado pelo site de pesquisas eMarketer. Esse número representa 71% de toda a população da internet global. Equivale a um crescimento de 8,2% sobre o total de usuários de redes sociais do estudo de 2016. Para 2021, a estimativa do eMarketer é ter 3,02 bilhões de pessoas em redes sociais globalmente.

O papel dos telefones celulares

Segundo o eMarketer. Os principais fatores para o crescimento dos usuários de redes sociais são a expansão da cobertura da internet móvel. E o aumento da adoção de smartphones globalmente. Em 2017, 81,8% dos usuários globais de redes sociais vão se logar via smartphone, aponta o estudo. Em 2021, esse percentual vai crescer para 86,7%.

A oferta de conteúdo em vídeo e a possibilidade de fazer streaming, adotada por Facebook e Twitter como uma forma de se diferenciar da concorrência, ajudou a reter mais os usuários das mídias sociais e reforçar seu uso, mas não reverteu em aumento da população conectada à social media. Regiões urbanas da América do Norte e Oeste Europeu, por exemplo, que possuem banda móvel capaz de suportar streaming, cresceram apenas 2,9% e 3,4%, respectivamente, sua base de usuários de redes sociais.

Fonte: [1]