Close

Janeiro 24, 2018

Projeto de biblioteca urbana paramétrica

portal do bibliotecario projeto biblioteca urbana

O projeto em madeira de Downtown studio para uma biblioteca urbana na Bulgária é uma proposta que aborda as ferramentas do projeto paramétrico na construção de estruturas leves. Resistentes. E transportáveis.

O projeto, uma forma natural ondulada que se desenvolve em um semicírculo. É construída por uma série de módulos de madeira que proporcionam um espaço público com estantes para expor e compartilhar livros.

Biblioteca urbana

Criada por uma equipe de jovens arquitetos e designers. “Rapana” é a primeira biblioteca urbana em Varna. Bulgária.

Hoje em dia a vida dos jovens está quase completamente baseada na era digital. Diminuindo a popularidade dos livros nessa geração. Uma equipe de arquitetos e designers (Yuzdzhan Turgaev, Boyan Simeonov, Ibrim Asanov e Mariya Aleksieva) decidiram fazer o possível para resolver parcialmente esse problema mediante a construção de uma biblioteca pública.

Conceito do projeto

Varna é uma cidade situada na costa e chamada da “capital litorânea da Bulgária”. Essa é a principal razão pela qual a forma do conceito eleito da biblioteca se assemelha à carapaça de um caracol do mar.

portal do bibliotecario projeto biblioteca urbana 2

Fonte: Archdaily

O projeto foi inspirado pela natureza e suas formas orgânicas. A instalação leva em consideração os aspectos mais importantes da identidade da cidade: o mar e seu valor para os cidadãos de Varna. A construção abstrata se desenrola de um só ponto focal para um semi-círculo enquanto cria um espaço público ao mesmo tempo que estantes para livros.

Fonte: [1]