Close

fevereiro 16, 2012

[Concurso] Questões comentadas

Quem fez a prova do Tribunal Superior Eleitoral – TSE no domingo passado se deparou com a seguinte questão:

[CONSULPLAN – TSE – 2012] 32 Um dos problemas encontrados pelas bibliotecas digitais diz respeito à proteção contra usos não permitidos do recurso digital. A solução para isso vem sendo buscada com medidas técnicas de controle do acesso por meio de programas apropriados. A possibilidade de controle das cópias digitais não autorizadas é gerenciada por sistemas denominados:

(A) DCF.

(B) DRM.

(C) ECMS.

(D) EMII.

Eu sinceramente não sabia responder essa questão, chutei e acabei acertando. Mas fui pesquisar sobre o assunto e achei este artigo que fala sobre o assunto. Segue o resumo: 

O desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação tem conduzido a melhorias significativas no acesso à informação digital por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Mas estas tecnologias não apenas tornam este acesso mais fácil, mas também implicam em uma maior facilidade de infringir os direitos autorais de obras digitais: elas podem ser copiadas repetidamente e transmitidas a qualquer lugar do mundo, praticamente sem qualquer custo ou degradação de sua qualidade. Para resolver este problema, surgiram os sistemas de gestão eletrônica dos direitos de autor (ECMS), que mediante a dispositivos tecnológicos, controlam o uso que se faz destas obras. Este trabalho descreve os aspectos mais significativos dos sistemas e discute suas vantagens e desvantagens para as bibliotecas e os cidadãos em geral.

Prova disponível para download AQUI.

One Comment on “[Concurso] Questões comentadas

Lix
fevereiro 16, 2012 em 4:23 pm

Muito bom, não tinha ouvido falar nisso ainda…. Vlw pela dica!

Deixe uma resposta