Close

setembro 16, 2011

[CONCURSOS] Questões comentadas

[FUNIVERSA – SESI – 2010] Em qualquer entidade, incluindo bibliotecas, a administração é hoje vista como um processo cíclico, cujas funções são intimamente relacionadas, em interação dinâmica. A função administrativa que precede todas as demais e que estabelece os objetivos para o esforço do grupo denomina-se:

(A) planejamento.

(B) organização.

(C) direção.

(D) tomada de decisão.

(E) controle.

Está no livro ‘Planejamento de Bibliotecas e Serviços de Informação’:

O planejamento precede todas as demais funções. Embora, na prática, todas as funções se integrem, é o planejamento que estabelece os objetivos para o esforço do grupo. Antes de se definirem as estruturas organizacionais, atividades, recursos humanos, formas de orientação e controle de pessoal, é preciso que se estabeleçam os objetivos e que se definam planos para consecução desses objetivos.

O planejamento não é um acontecimento, mas um processo contínuo, permanente e dinâmico, que fixa objetivos, definem linhas de ação, detalha as etapas para atingi-los e prevê os recursos necessários à consecução desses objetivos.

O planejamento é um processo metódico de abordagem racional e científica, pois pressupõe uma sequência de atos decisórios, ordenados em fases definidas com base em conhecimentos científicos e técnicos. Por ser um processo cíclico, permanente, supõe ação continuada sobre um conjunto dinâmico de variáveis em determinado momento histórico e requer investigações constantes sobre o problema estudado. Começa pela análise das condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado. Isso implica escolher metas, prever, influenciar e controlar a natureza e a direção de mudanças e, finalmente, rever criticamente os resultados obtidos, avaliando a eficiência e eficácia dos programas e atividades em relação aos objetivos e metas fixados.

Deixe uma resposta