Estamos vendo cada vez mais novas necessidades no mercado de trabalho. Oportunidades que o bibliotecário pode aproveitar! Uma delas é o especialista em SEO (Search Engine Optimization).
O que é?
Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca.
Por que?
Estar em uma posição de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores é essencial para a divulgação de um site e é com a aplicação das técnicas de SEO que você consegue isso.
Tipos de busca
- Busca Orgânica: segmento do marketing de busca que trata dos resultados espontâneos nas páginas de resposta dos grandes buscadores como o Google, por exemplo. É nessa categoria que as estratégias de SEO – Search Engine Optimization surgem como forma de divulgação de um site.
- Links Patrocinados: segmento do Search Engine Marketing que trata exclusivamente dos resultados pagos conseguidos através de ferramentas como o Google AdWords.
O objetivo maior de qualquer estratégia de search marketing é conseguir a maior exposição possível nas páginas de respostas dos sites de busca seja através do processo de otimização de sites ou através de programas como o Google AdWords, os anúncios no Google, e outros oferecidos por buscadores como o Bing.
Cada uma dessas dimensões do marketing de busca, possui um conjunto de técnicas e se aplica a um determinado momento ou situação. Não há como dizer que uma é mais importante do que a outra, pois cada uma é responsável pela satisfação de uma determinada necessidade em termos de marketing digital.
Qual o critério do Google para determinar a relevância de um site ou página?
No estudo de SEO, especialidade do marketing digital que trabalha com estes fatores, concentramos nossos esforços em três princípios:
- Reputação: conceito técnico que o site tem junto ao Google e envolve questões como estrutura do site, desempenho, segurança e tecnologias aplicadas;
- Autoridade: relevância que o site possui dentro de um determinado campo semântico e outros critérios de qualidade estabelecidos pelo buscador;
- Popularidade: medida que expressa o conceito que um site tem junto aos outros sites na Internet, medido pela quantidade de links de qualidade que apontam para ele.
Para entender como o Google classifica os sites é preciso alinhar estes três princípios no sentido de fortalecer o site e dessa forma conquistar as posições de destaques nas páginas de respostas.
Referência