Close

abril 25, 2017

Vagas para doutorado em Ciência da Informação no nordeste

A Universidade Federal de Pernambuco está oferecendo mais um curso de doutorado no campus Recife. A especialização nova faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), vinculado ao Centro de Artes e Comunicação (CAC). O edital já foi lançado. O doutorado oferecerá seis vagas. As inscrições de candidatos estão previstas para maio e o início das aulas deverá ser em agosto.

O curso é o terceiro da Região Nordeste e o primeiro no estado. De acordo com o coordenador do programa, professor Fábio Pinho, o diferencial está nas pesquisas focadas em estoques informacionais de instituições de desenvolvimento regional e nacional com resultados voltados para fins sociopolíticos e econômicos. “Pernambuco possui diversos acervos de informação registrada, tais como bibliotecas, arquivos e museus em muitas instituições públicas e privadas. A formação de pesquisadores capazes de empreender estudos e investigações que envolvam esses estoques informacionais é um fator de importância que envolve a criação desse doutorado”, explica.

Pinho conta que o doutorado suprirá as necessidades de formação de pesquisadores de alto nível que possam coordenar pesquisas nas universidades e institutos de pesquisas sobre organização da informação, comportamento informacional, gestão e preservação de informações, curadoria digital entre outras. “Por isso, os principais impactos esperados são que estoques informacionais possam ser estudados e acessados pelos cidadãos, operacionalizando questões da Lei de Acesso à Informação, da governança eletrônica, entre outros”, exemplifica.

Fonte: [1]