A introdução deve ser proporcional ao tamanho do trabalho proposto. Um trabalho de 30 laudas, não pode apresentar uma introdução de 5. No máximo 2 laudas será suficiente para expor, de forma sucinta, a natureza da pesquisa elaborada.
Introdução do seu TCC deve:
Uma boa introdução aborda a natureza do trabalho de forma sutil com informações pesquisadas em fontes confiáveis. Aprofundamento demasiado e distanciamento da temática proposta devem ser evitados.
É aconselhável que a introdução seja feita após toda a conclusão do trabalho, quando efetivamente quando o autor estiver sintonizado com tudo que abordou, podendo assim, descrever de forma clara e dominante os pontos relevantes, a importância de sua pesquisa, o tipo de abordagem que efetuou.
Para que serve a introdução?
A introdução deve funcionar como um incentivo e motivar a leitura do trabalho, de forma a torná-lo interessante e eficiente aos olhos do professor/orientador que fará sua avaliação.
Lembre-se da 4ª lei de Ranganathan: poupe o tempo do leitor – refere-se a disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca. Aponta para a importância da divulgação do livro, sua disseminação, antecipando a estética da recepção.