Nunca tinha trabalhado em um campanha de chapa de centro acadêmico na universidade ou mesmo de grêmio estudantil na escola. Mas agora tinha no meu colo, um escritório virtual de um comitê de partido político, precisando promover uma candidata à reeleição para presidência da república!
É incrível como a nossa vida pode mudar numa fração de segundos. Demorei um tempo até absorver o trabalho e a missão que eu tinha pela frente. Não fazia a menor ideia de por onde começar e quem contratar. Mas a primeira coisa que eu fiz foi encarar a minha missão nesse trabalho como um projeto.
Um projeto com escopo, tempo e custos bem definidos. Como gerente de projetos a primeira coisa que eu precisava fazer era escrever o projeto, colocar no papel uma ideia que contribuísse para reeleição da presidente. Fui pesquisar sobre metodologias de desenvolvimento de projetos e encontrei o Guia PMBOK que me ajudou muito! O PMBOK é um guia de conhecimento em gerência de projetos que basicamente ensina as várias formas de gerenciamento que é necessário para tocar qualquer projeto.
Mas o que é um projeto?
Um projeto, segundo o Guia do PMBOK, é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário. Temporário não significa necessariamente de curta duração. Além disso, geralmente o termo temporário não se aplica ao produto, serviço ou resultado criado pelo projeto; a maioria dos projetos é realizada para criar um resultado duradouro. Por exemplo, um projeto para a construção de um monumento nacional criará um resultado que deve durar séculos. Os projetos também podem ter impactos sociais, econômicos e ambientais com duração mais longa que a dos próprios projetos.
Eu tinha alguns meses até outubro de 2014 para trabalhar a personalidade da minha cliente, a Dilma, na internet e fazer com que ela ganhasse as eleições.
E o que é gerenciamento de projetos?
O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos 42 processos agrupados logicamente abrangendo os 5 grupos. Os 5 grupos de processos são:
• Iniciação;
• Planejamento;
• Execução;
• Monitoramento e controle e
• Encerramento.
Gerenciar um projeto inclui:
• Identificação dos requisitos;
• Adaptação às diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas à medida que o projeto é planejado e realizado;
• Balanceamento das restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam a:
o Escopo;
o Qualidade;
o Cronograma;
o Orçamento;
o Recursos e
o Risco.
O projeto específico influenciará as restrições nas quais o gerente precisa se concentrar. A relação entre esses fatores ocorre de tal forma que se algum deles mudar, pelo menos um outro fator provavelmente será afetado. Por exemplo, se o cronograma for reduzido, muitas vezes o orçamento precisará ser aumentado para incluir recursos adicionais a fim de realizar a mesma quantidade de trabalho em menos tempo. Se não for possível um aumento no orçamento, o escopo ou a qualidade poderá ser reduzido para entregar um produto em menos tempo com o mesmo orçamento. As partes interessadas no projeto podem ter idéias divergentes quanto a quais fatores são os mais importantes, criando um desafio ainda maior. A mudança dos requisitos do projeto pode criar riscos adicionais. A equipe do projeto deve ser capaz de avaliar a situação e equilibrar as demandas a fim de entregar um projeto bem-sucedido.
Eu tive que lidar com todos esses obstáculos, exatamente como dizia no guia. Aprendi muito com essa experiência. Lembro bem da primeira reunião. Fomos para um restaurante afastado do centro de Brasília. Quando cheguei, a primeira pessoa que veio falar comigo foi a presidente Dilma. E foi exatamente nessa conversa que eu percebi que haveria algumas decepções no caminho.
Continua…