Ambiente de trabalho nas bibliotecas

Manter um ambiente de trabalho agradável nem sempre é fácil, bibliotecas não fogem a essa regra, por isso selecionei 7 dicas para você praticar no seu trabalho. Algumas parecem bem óbvias, mas se observarmos com atenção vemos que muitas pessoas no nosso meio não fazem as coisas mais básicas, como dar um simples “Bom dia”. Praticar gentileza é o primeiro passo para ser feliz no trabalho.

1. CUMPRIMENTE AS PESSOAS: quem não gosta de ser recebido com um sorriso e um sonoro bom dia? Muitas pessoas, por chegarem cansadas, com sono, não percebem que não cumprimentam os colegas. Olhar nos olhos significa reconhecer as pessoas como seres humanos. Cumprimentá-las é um sinal de respeito, pois mostra que você as reconhece como seus semelhantes e mantém o caminho aberto para o contato. Não cumprimentar significa ignorar a presença do colega, e isso fecha qualquer tentativa de contato.

2.TRABALHE COM BOM HUMOR: o sorriso traz leveza para qualquer ambiente de trabalho. É muito bom trabalhar com pessoas bem humoradas porque estão sempre sorrindo e são mais otimistas. O sorriso é um cartão de visitas que mostra que você está disposto e aberto ao contato humano. Uma cara fechada denuncia uma pessoa que não quer interagir, ou que está nervoso com alguma coisa, e isso, naturalmente, afasta as pessoas. Muitas vezes, o dia a dia do trabalho e as preocupações fazem com que as pessoas se esqueçam de sorrir, e as pessoas não percebem que elas mesmas acabam ?contaminando? o ambiente com seu mau humor e preocupações.

3.ACEITE AS DIFERENÇAS: o grande problema dos relacionamentos reside nas diferenças. É difícil aceitar pessoas que pensam e se comportam diferentes de nós. Procure aceitar que as pessoas são diferentes porque possuem histórias de vida, valores e culturas diferentes e por isso podem enxergar o mundo de um jeito diferente do seu. Aprenda a se colocar no lugar dos outros e compreender seus pontos de vistas. Compreender o outro significa não julgá-lo, e aceita-lo mesmo quando ele não concorda com o seu ponto de vista.

4.OFEREÇA AJUDA: tenha iniciativa. Se você perceber que um colega seu está com dificuldade e você pode ajuda-lo, não pense duas vezes! Ofereça ajuda! Aja com os outros da mesma forma como você gostaria que as pessoas agissem com você. É muito bom poder construir um ambiente de trabalho em que as pessoas colaboram umas com as outras. Então, comece por você!

5.FIQUE LONGE DAS FOFOCAS: a fofoca muitas vezes contamina o ambiente de trabalho. Não faça parte de conversas que fazem comentários maldosos com relação a colegas de trabalho. Caso alguma informação chegue até você, pare e pense: ?se você passar essa informação adiante as consequências serão positivas ou negativas??, ?isso melhorará ou piorará o ambiente de trabalho??. Se a informação não for ajudar então não passe adiante. Deixe que a informação morra com você.

6.TENHA UMA POSTURA MADURA: evite melindres, ou ficar na posição de vítima. Caso o seu departamento ou você mesmo tiver que enfrentar algum problema, faça-o de forma madura, sem chiliques, sem chororôs, sem buscar outros culpados. Baseie-se na realidade e foque na resolução dos problemas. É muito ruim trabalhar com pessoas emocionalmente imaturas.

7.SAIBA RECEBER E DAR FEEDBACKS: para construir um bom relacionamento é preciso fazer ajustes, por isso saber dar e receber feedbacks é fundamental. Para alguns, receber feedbacks é mais difícil porque somos resistentes à críticas, por isso ele se torna um grande desafio. Reconhecer com humildade que é preciso melhorar em alguns aspectos é muito importante e fundamental para construir relacionamentos baseados na confiança. Saber dar feedbacks também é uma habilidade difícil pois poucos sabem como fazê-lo de forma assertiva e objetiva, de forma a promover o crescimento das pessoas. Mas a confiança advinda do hábito do feedback é base forte para bons relacionamentos e parcerias de trabalho.

Fonte

Esta entrada foi publicada em Biblioteca e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta