Dica de leitura: Pai rico, Pai pobre

“A escola prepara as crianças para o mundo real? Estude com afinco, tire boas notas e você encontrará um bom emprego com um salário alto”

Assim começa a leitura do livro Pai Rico, Pai Pobre – Coleção Pai Rico que acabou sendo uma lição de vida pra mim e acredito que será também pra você. Vou contar algumas dessas lições e talvez você também mude sua forma de pensar e criar seus filhos.

“Hoje, o conselho mais perigoso que você pode dar a um garoto é Vá para a escola, tire boas notas e procure um emprego seguro”

Os tempos mudaram mas nós continuamos seguindo os conselhos dos nossos pais e pior, replicando para os nossos filhos.

“Este velho conselho é um mau conselho. … porque se você quer que seu filho tenha um futuro financeiro seguro, ele não pode jogar pelas velhas regras”

Por que estamos fazendo tudo errado?

“Há as regras seguidas pelos ricos e há as regras seguidas pelos outros 95% da população. E os 95% aprendem essas regras em casa e na escola”

Não aprendemos educação financeira na escola e nem em casa. No que se refere a dinheiro somos analfabetos. Achamos que comprar uma casa própria é um ótimo investimento, será que é mesmo?

O fator emocional prejudica nossa inteligência financeira

O sonho de ter uma casa própria na verdade é uma dívida que fazemos para vários anos. Parece mais um pesadelo.

O autor do livro insiste que devemos entender os conceitos de ativos e passivos. Ele define de forma muito simples:

Ativo: dinheiro que entra (renda)

Passivo: dinheiro que sai (despesa)

6 principais lições do pai rico

  1. Os ricos não trabalham pelo dinheiro
  2. Para que alfabetização financeira?
  3. Cuide de seus negócios
  4. A história dos impostos e o poder da sociedade anônima
  5. Os ricos inventam dinheiro
  6. Trabalhe para aprender – não trabalhe pelo dinheiro

Demorei para perceber que as escolas e as universidades formam bons empregados e não bons empregadores. Até hoje fui um bom empregado, mas não quero ser empregado e ter que viver minha vida batendo ponto até me aposentar.

Não há um grande segredo para ficar rico. É necessário educar-se e criar formas de gerar ativos. Escrever um livro, compor músicas, criar negócios que solucionam problemas simples são formas de gerar ativos e esse é o objetivo do pai rico.

Aconselho fortemente a leitura do livro Pai Rico, Pai Pobre para quem quer pensar fora da caixa, ir na contra mão da maioria da população e realmente ter um estilo de vida diferente. Lembro que ficar rico não é ser milionário, o autor diz que isso pode ser uma grande cilada, “mais dinheiro, mais dívida, mais medo”. Ser rico é ser dono do seu tempo.

Fonte: O Buscante

Esta entrada foi publicada em Dica de leitura, Portal do Bibliotecário e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.