Texto do Bibliotecário

Conforme combinado, segue o texto selecionado para ser publicado no Portal do Bibliotecário! Parabéns Rodrigo. Aproveito a ocasião para convidar todos os bibliotecários que tenham interesse em publicar aqui, esse espaço é de vocês. Entrem em contato pelo email portaldobibliotecario@gmail.com

Bibliotecas, bibliotecários, livros e usuários.

Sempre acreditei que o conhecimento é à base da vida moderna. E quando decidi estudar Biblioteconomia, tive a certeza de que estava certo. Digo isso, por que disseminar o conhecimento é mais do que uma obrigação de todos os bibliotecários. Compartilhar o saber é o que aproxima o bibliotecário e os usuários.

A Biblioteconomia esteve presente em todos os momentos da minha vida, embora quando criança eu ainda não soubesse disso. Uma boa parte deles foi vivenciada na minha infância, dentro de bibliotecas escolares. Atraído pelo ambiente silencioso, as prateleiras com diferentes livros, assuntos, aspectos e uma curiosidade aguçante. Em pouco tempo percebi que esses eram os principais elementos que me deslumbravam nas bibliotecas, pois eles traziam o tom dos significados.

Uma das lembranças mais preciosas que guardo com carinho, foi o dia em que consegui a minha primeira carteirinha de usuário. Para muitas pessoas pode não parecer uma grande conquista, mas para um garoto de 12 anos como eu, era como de repente me transformar em um grande astro de Hollywood.

Sendo assim, podemos afirmar que a Biblioteconomia é mais do que uma simples relação entre livros, leitores, bibliotecas e usuários. Os bibliotecários são responsáveis por armazenar, difundir e eternizar o conhecimento. Os usuários possuem o direito de usufruir e zelar pelas bibliotecas. E estas por sua vez, são como estrelas em um universo em expansão.

Rodrigo Armada Señorans
Graduando de licenciatura em Biblioteconomia
UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Esta entrada foi publicada em Biblioteca, Bibliotecário, Biblioteconomia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta