Close

julho 6, 2016

Pensar uma nova Biblioteconomia?

Legal a iniciativa do Jorge Prado, o Portal do Bibliotecário apoia qualquer postura que se empenha em discutir os novos rumos da nossa profissão. Vou assistir o vídeo e tentar contribuir na medida do possível.

Em tempos de mudança é preciso acompanhar tudo de inovador que aparece por ai, a tentativa do professor David Lankes, que, até onde pude ver, tenta discutir uma nova Biblioteca. É muito válido movimentar nossa área, que tanto precisa se renovar. Sair da esfera do processamento técnico é fundamental, sou da opinião que a biblioteca como conhecemos hoje tem seus dias contados. Temos que nos adaptar ao novo mercado, pensar como profissionais de informação e não apenas como bibliotecários.

Vamos pensar juntos uma nova Biblioteconomia?

Você está convidado a refletir conosco, trazer suas opiniões e exemplos de como podemos acreditar mais em nossos bibliotecários e bibliotecas. O Professor David Lankes, da Universidade de Syracuse nos Estados Unidos, escreveu em 2012 o livro “Expect More: Demanding Better Libraries for Today’s Complex World”, uma legítima conversa, escrita de maneira bastante convidativa e amigável, sobre como podemos e devemos acreditar no potencial das bibliotecas.

Em setembro de 2014 o livro começou a ser traduzido por Jorge do Prado, que ao final seria distribuído livremente da mesma forma como vem sendo feito com a edição em Inglês. Entretanto, na 26º edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, realizada em São Paulo, que teve como palestra de abertura a fala do Prof. Lankes, surgiu a ideia de lançar o livro por capítulos a cada 15 dias. Uma ideia que foi muito bem aceita tanto entre o público do evento, como pelo autor. Combinada no próprio palco do Congresso, por Adriana Ferrari (presidente da FEBAB), professora Elisa Correa (convidada para a mesa-redonda) e Jorge do Prado (relator da palestra).

É neste site que você encontrará estes capítulos e será convidado a desde já conversar conosco. Os capítulos são curtos e muito rápidos de se ler, pois Lankes estabelece uma conversa com o leitor, sem o academicismo de tantas outras obras com as quais nos deparamos. Ao final de cada período, um resumo de nossas conversas será traduzido para o Inglês e enviado para o Professor, para que depois ele também possa transmitir a sua opinião.

Vamos lá? Você está convidado a acreditar mais, MUITO MAIS, em nossas bibliotecas. O primeiro capítulo será lançado em 1º de setembro e os próximos a cada dez dias. Boa leitura!

Assistam à palestra de David Lankes que abriu o Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação em São Paulo:

Fonte