- armazenamento;
- gerenciamento;
- preservação; e
- visibilidade da produção intelectual
Quero usar o DSpace Na Minha Instituição
A adoção do DSpace na sua instituição é feita de forma consorciada federada. O sistema foi criado para ser facilmente adaptado. Os repositórios DSpace permitem o gerenciamento da produção científica em qualquer tipo de material digital, dando-lhe maior visibilidade e garantindo a sua acessibilidade ao longo do tempo. São exemplos de material digital:
- documentos (artigos, relatórios, projetos, apresentações em eventos etc.);
- livros;
- teses;
- programas de computador;
- publicações multimídia;
- notícias de jornais;
- bases de dados bibliográficas;
- imagens;
- arquivos de áudio e vídeo;
- coleções de bibliotecas digitais;
- páginas Web, entre outros.
Repositórios Digitais
Os repositórios digitais podem ser considerados uma inovação no gerenciamento da informação digital. Editoras, bibliotecas, arquivos e centros de informação em vários países estão criando grandes repositórios de informação digital, contendo diferentes tipos de conteúdos e formatos de arquivos digitais. O DSpace Institutional Digital Repository System (projeto colaborativo da MIT Libraries e a Hewlett-Packard Company) é um dentre vários projetos, atualmente em operação, orientados à criação de repositórios institucionais e à preservação digital.
Software Livre
O DSpace é um software livre que, ao ser adotado pelas organizações, transfere a elas a responsabilidade e os custos com as atividades de arquivamento e publicação da sua produção institucional. O DSpace possui natureza operacional específica de preservar objetos digitais, iniciativa de grande interesse da comunidade científica.
Fonte: [1]