Os desafios do profissional da informação e o Big Data
O surgimento do fenômeno do Big Data tem provocado mudanças no modo como os processos analíticos e de tomadas de decisão são concebidos. Especialmente em sistemas de informação. Identifica-se que a complexidade existente na manipulação e nas análises do grande volume de dados existente tem exigido que profissionais de diversas áreas mesclem suas habilidades, na busca de soluções mais eficazes.
Carreiras em destaque
Destacam-se duas carreiras que estão apresentando uma importância singular no cenário apresentado. O profissional da computação. Na busca de desenvolver algoritmos e ferramentas eficientes na manipulação de grandes volumes de dados. E os administradores. Buscando encontrar padrões e comportamentos. Bem como meios que permitam que as organizações se destaquem frente à concorrência.
Dentro da conjuntura exposta, um desafio latente que permeia o desenvolvimento de sistemas de informação é a eficiência com que eles interagem com seus usuários. Por esse motivo, bem como pela necessidade de compreender as necessidades informacionais dos gestores, profissionais da informação, com o passar dos anos, vêm se tornando cada vez mais presentes em grandes corporações, como especialistas capazes de auxiliar nessa árdua tarefa
Profissional da informação e o Big Data
O profissional da informação deve ser incluído nos processos de Big Data. Atuando no processo de análise e principalmente na fase de coleta dos dados.
Porém o papel do profissional da informação pode ser visualizado em outros momentos da análise de dados. Quando se tem a perspectiva de que o profissional da informação pode contribuir em processos técnicos do tratamento dos dados.
O profissional da informação é capacitado para compreender o cenário e identificar as melhores fontes de informação. Mostrando-se como um profissional essencial nesse ambiente. Ao localizar e escolher as principais fontes para a realização das análises de dados.
Análise de dados auxiliando a tomada de decisões
Nota-se que tanto as instituições quanto a academia estão tendo um novo olhar na condução de análises de dados, devido ao fenômeno conhecido como Big Data. Essa nova forma de realizar as análises está sendo chamada de Big Data Analytics, que está possibilitando a identificação de padrões e comportamentos que até então estavam imperceptíveis para as análises realizadas integralmente por humanos, ou com o auxílio de máquinas mais rudimentares, quando comparadas com as utilizadas atualmente.
Nesse contexto, verifica-se a necessidade de uma maior interdisciplinaridade na busca de obter melhores resultados quando se trata dessa área chamada Big Data Analytics. Tal questão se faz presente pela necessidade de haver profissionais trocando suas habilidades e competências, para atingir resultados mais
significativos nas análises de dados.
O profissional da informação é elemento fundamental, assim como o profissional da computação, atuando nessa nova realidade denominada Big Data Analytics, em que se valerá de suas expertises e competências como parte integrante e imprescindível de sua atuação, contribuindo para o aprimoramento das análises, que fornecerão informações em cenários de Big Data, auxiliando a tomada de decisões e agregando valores para as organizações.
Fonte: [1]