Formação humana e intelectual na biblioteca
Fazer da biblioteca um espaço não apenas de leitura, mas também de encontro para diálogos. Promovam o “pensar” sobre temas da sociedade atual. A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realizou na Biblioteca Manoel Severino da Silva, uma Manhã de Palestras.
A ideia do projeto
O projeto denominado “Formação humana e intelectual na biblioteca” foi idealizado pela equipe do Núcleo de Bibliotecas da Secult. É baseado no conceito de que a biblioteca deve funcionar não apenas como um local de leitura e estudo. Mas deve ser também, um local de debates e reflexão sobre temas inquietantes do mundo moderno.
“A biblioteca deve ser utilizada também para rodas de conversas e vivências. Que vão estimular questionamentos e busca de soluções para os desafios que a vida em sociedade nos apresenta. Deve ser um lugar onde o “pensar” é exercitado. A troca de ideias acontece para a busca de resultados positivos sobre questões levantadas e a superação de desafios”, afirma Valtuíra.
Nesta primeira edição do projeto, 78 alunos, entre 11 e 17 anos, da Escola Estadual Francisco Barros de Carvalho assistiram às palestras. O tema escolhido foi “Drogas e gravidez na adolescência”.
O papel da bibliotecária
“A bibliotecária do colégio identificou nesses adolescentes a necessidade de pensarem sobre essa temática. Se instruírem sobre formas de prevenção de gravidez indesejada e como lidar com situações em que a exposição às drogas é presente. Então, convidamos os membros da Pastoral da Sobriedade e a equipe da Secretaria de Saúde para abordarem esses assuntos”, destaca a gerente.
O secretário de Cultura, Humberto de Campos, avalia positivamente o encontro. “Além de ser uma maneira de valorizar a biblioteca, quando fazemos uma reunião dessa natureza, estamos instigando as pessoas a conhecerem o local e frequentarem-no”.
Biblioteca é diversão
Ele adianta que já estão sendo programados outros eventos no espaço. “Contação” de histórias, Café com os Pioneiros, intervenções culturais e apresentação de peças teatrais. “É importante que as pessoas percebam que a biblioteca é um local agradável e de entretenimento. Que deve fazer parte das atividades e do roteiro de lugares aonde ir das pessoas. Afinal, ler um bom livro ou participar de rodas de conversas é uma ótima maneira de ocupar o tempo”, ressalta o secretário.
Contato
Aquelas escolas que desejarem participar do projeto basta agendar o encontro no espaço e sugerir temas a serem debatidos. Entrae em contato com a Secult pelo telefone (66) 3411-5325 ou com a Biblioteca Manoel Severino da Silva pelo número (66) 3411-5173.
Fonte: [1]