E-readers vão vingar?

Os “livros eletrônicos” são bunitões e caros hoje em dia, mas será que os preços vão continuar alto? E o mercado? A Amazon vendeu milhões de unidades ano passado, o sucesso vai continuar esse ano?

Vejam esse modelo com excelente resolução, 1600×1200, tela de 29,2cm, ridículos 6,8mm de espessura, uma semana de bateria, WIFI, 3G, 4GB de memória, slot para cartão SD, alto-falante, entrada de headphone, etc, etc, etc. É um Skiff, ainda não tem preço definido. Será por quê? Com o preço desse aparelho eu compro uns 15 livros fácil, querem apostar?

O Kindle, da Amazon, popularizou os leitores digitais e galvanizou um mercado estimado em alguns milhões de aparelhos ao ano, e diversas empresas, da Barnes & Noble ao Google, estão participando.

A feira de eletrônica da semana passada em Las Vegas mostrou muitos modelos novos chegando ao mercado, por parte de gigantes como a Samsung Electronics e empresas iniciantes elogiadas como a Plastic Logic, entre cujos investidores estão a Intel Capital e a Oak Investment Partners.

A seção de livros eletrônicos da CES esteve entre as mais movimentadas, com consumidores curiosos e compradores de terno lotando os estandes que exibiam aparelhos de todas as cores, e de marcas como Bookeen, Copia, Hanvon e Jetbook, muitas das quais desconhecidas.

Embora alguns dos leitores eletrônicos, como o Que, da Plastic Logic, e o Skiff, que conta com o apoio da Hearst, possam encontrar nichos e concorrer contra o Kindle, os analistas afirmam que simplesmente não existe espaço suficiente no mercado nascente para todos os novos concorrentes.

“Muitos aparelhos bonitos foram mostrados, mas no momento temos empresas demais disputando um mercado pequeno demais”, disse Michael Gartenberg, analista da Interpret. “Preços altos, falta de conteúdo e funcionalidade de tarefa única significam que a maioria desses aparelhos fracassará, com o tempo.”

O Kindle é visto como líder indiscutível do mercado, porque a Amazon não só vende o aparelho, mas também livros digitais. A empresa não revelou estatísticas de vendas, mas analistas estimam que o Kindle controle cerca de dois terços do mercado de leitores eletrônicos.

Mas a ascensão dos computadores tablet na CES, e um aparelho muito aguardado que a Apple deve lançar no final do mês, representam ameaça real para a Amazon, segundo os analistas.

Fontes: Info Plantão e MeioBit

Esta entrada foi publicada em Comécio, Comércio eletrônico, Digitalização, E-commerce, Kindle, Leitura, Livro, Livro eletrônico, Notícia, Skiff, Tecnologia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a E-readers vão vingar?

  1. carmen lucia troiani, disse:

    Não contem com o fim do livro…, de Umberto Eco e Jean-Claude Carrière. Acho sim que, o Kindle, (livro virtual), ajuda a acelerar e colaborar com pesquisas culturais, informações rápidas, contudo, a forma antiga, digamos assim, do prazer de se ter em mãos um livro, folheá-lo devidamente, fazer novas descobertas, qdo. acompanhados de bibliografias, e certas inclusões nas “orelhas” dos livros, bem como, comentários, etc… ah! isso, é bem mais interessante. Não acham? É claro que respeito opiniões! Carmen

  2. biblioteconomiabrasil disse:

    Obrigado pelo comentário Carmen. Concordo com vc, eu mesmo prefiro ler o livro convencional. Acho que para acabar com os livros, se é que vai acabar mesmo, vai ser preciso algumas gerações. Desculpem pela falta de atualizações, mas no momento estou com outros focos e garanto que em breve volto com as atualizações!

    Abraços
    Filipe

  3. carmen lucia troiani, disse:

    Filipe, nossa profissão é abençoada por Deus, logo, é “infinita”, como acredito, a profissão de tradutor, e, tantas outras que passaram “a perna” na
    tecnologia. Pergunta-se: Você prefere receber uma carta de amor, ou um e-mail? Se fosse para mim, eu diria: Sem dúvida, a carta é mais romântica e por aí vai… Abraços, Carmen

  4. carmen lucia troiani, disse:

    Filipe, gostaria que publicasse no google a minha descrição acima.
    É lógico que haverá polêmica… más, é esse mesmo o objetivo. Abraços, Carmen

  5. biblioteconomiabrasil disse:

    Olá Carmem, seu comentário já está públicado na internet! Postei uma notíciaa interessante que saiu no Estadão e talvez esclareça alguns pontos das nossas inquetações. Abraços. Filipe.

    Link para o post: http://portaldobibliotecario.wordpress.com/2011/08/22/o-que-a-internet-faz-por-voce/

Deixe uma resposta