O bibliotecário da presidente

Capítulo 1 

Muito prazer

Sou Valentim, me formei em Biblioteconomia na Universidade de Brasília (UnB) em 2004 e trabalhei a maior parte da minha vida em órgãos públicos. Brasília você sabe como é, existe muito essa cultura de concursos públicos, estabilidade no trabalho e salários atrativos.

A verdade é que isso nunca me atraiu, nunca gostei da rigidez do serviço público. As dificuldades que a burocracia impõe, leis mal escritas e que dificultam o processo de execução das tarefas, enfim, posso passar páginas falando das desvantagens do serviço público. Mas não vou desperdiçar seu tempo com isso, não se preocupe.

Sinto que para estar nesse tipo de trabalho você precisa ter uma aptidão específica, não é fácil lidar com o público diariamente e trabalhar em um setor tão desvalorizado pela maioria das instituições como as bibliotecas. Falo isso porque vivi essa realidade durante boa parte dos meus 12 anos de carreira.

Mas a vida resolveu me pregar uma surpresa e acabei conseguindo ser indicado para trabalhar na Biblioteca do Palácio da Alvorada. Onde os presidentes do Brasil moram. Isso mesmo, eu tinha a chance de trabalhar na Biblioteca da presidente da república, a época, Dilma Rouseffe.

Fui para entrevista muito ansioso, coloquei a minha melhor roupa, que não era lá essas coisas e fui conversar com uma pessoa chamada Cláudio, responsável pelo setor de documentação da Presidência. A entrevista ocorreu no Palácio do Planalto, onde o presidente trabalha.

Saí cedo de casa porque é complicado achar vagas de estacionamento perto do Palácio. Cheguei com uma boa antecedência e fui direto para recepção me identificar. Embora tenha morado toda minha vida em Brasília, nunca tinha entrado lá. O prédio inteiro é uma obra de arte projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, pé direito gigante, vidros para todos os lados e incontáveis obras de artes espalhadas por todo o prédio.

O Palácio do Planalto é um labirinto, para chegar no local da entrevista, tive que pegar elevadores, escadas e até atravessei uma garagem. Até na Presidência o setor de documentação é um pouco desvalorizado, ficava em um anexo do lado da garagem, para mim um lugar longe de ser apropriado. O lado bom é que no caminho para lá vi várias telas originais do Portinari, confesso que quase me atrasei admirando algumas.

Finalmente cheguei no setor, onde fui atendido por uma secretária simpática que pediu para eu aguardar um pouco. Uns 5 minutos depois o Cláudio me atendeu. Aparentemente uma pessoa tranquila, bem vestida e com uns óculos de aro grosso que transmitia inteligência. Ele me cumprimentou e pediu para eu me sentar.

Conversamos sobre algumas amenidades antes de entrar na entrevista em si. Cláudio elogiou meu currículo, me fez algumas perguntas específicas sobre Biblioteconomia e esclareceu o tipo de trabalho que eu iria desempenhar. Depois disso passamos por todas as seções do setor onde fui apresentado a algumas pessoas, dentre elas mais 3 bibliotecários que faziam serviços de processamento técnico e revisão de trabalhos de acordo com as normas de redação da presidência, uma espécie de trabalho de revisão. A parte mais legal da entrevista foi quando entrei no depósito onde ficavam os presentes que a presidente tinha ganhado ao longo de seu mandato. Presentes de personalidades do mundo inteiro, outros presidentes, grandes empresários e artistas famosos, como Sebastião Salgado e o presidente do Estados Unidos, Barak Obama.

Enquanto via aquelas relíquias que a presidente tinha ganhado, Cláudio me contava um pouco sobre a personalidade dos presidentes, como eles se comportavam no Palácio da Alvorada e principalmente como a gente devia se comportar. Ele falou sobre como o Lula era uma pessoa simples que tratava todo mundo como igual, da cozinheira ao presidente do Banco Central. Falou da Dona Ruth, uma senhora simpática e primeira dama do Brasil durante o mandato do Fernando Henrique Cardoso e também da Dilma, uma pessoa mais introvertida e viciada em trabalho.

Ao final da entrevista agradeci a oportunidade e me despedi. Cláudio informou que entraria em contato assim que tivesse uma resposta mas que eu poderia ficar tranquilo por que eu tinha me saído bem e teria boas chances de preencher a vaga. Ele iria entrevistar mais uma pessoa antes de decidir pra quem ele iria dar o trabalho.

Algumas semanas passaram e eu recebi a ligação. Era o Claudio, me chamando agora para uma outra fase da entrevista. Dessa vez seria no Palácio da Alvorada e a presidente ia estar presente! Eu fiquei alguns segundos sem responder, Cláudio falou aquele “Alô?” e eu respondi, “Ótimo, nos vemos lá, obrigado!”.

Ao desligar o telefone dei um grito de felicidade e depois fiquei anestesiado por alguns minutos. Coloquei um disco do Led Zeppelin bem alto e dancei feito um louco na sala do meu apartamento. Depois de gastar um pouco a adrenalina lembrei de ligar para minha mãe para contar a novidade.

Minha mãe e eu choramos de alegria, ela ficou orgulhosa de mim. Disse que era um cargo incrível, que eu teria a oportunidade de ver a história do Brasil acontecendo ao vivo diante dos meus olhos. Eu nem tinha levado em conta a importância disso, despedi da minha mãe e desliguei o telefone. Estava perplexo e pensamentos começaram a borbulhar na minha mente.

Procurei estudar sobre a presidenta, e o palácio da alvorada, li notícias de diversos jornais, procurei entrevistas para ler, vi vários vídeos no youtube, tudo para chegar lá o mais bem informado possível. Tentei controlar a ansiedade, a entrevista demorou umas duas semanas para acontecer, tivemos que remarcar algumas vezes por causa de compromissos de última hora da presidenta.

Finalmente chegou o dia! Lembro de ter acordado muito cedo. Liguei a tv e fui fazer o café da manhã. Na época eu tinha outro emprego, então já havia avisado que ia precisar faltar naquele dia. Para não gerar expectativa, falei para poucas pessoas que estava concorrendo a essa vaga.  As 10 horas da manhã estava entrando no Palácio da Alvorada, onde um soldado do exército estava me esperando pra me “escoltar” pra uma sala de espera.

Continua…

 

Esta entrada foi publicada em Biblioteca, Bibliotecário, Biblioteconomia, Conto e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.