Cuidado! Quando a gente lê em uma questão como essas, termos como: informação automatizada, redes de informação, cátalogo, etc a gente tende a marcar, sem pensar, a opção que fale de catolagoção cooperativa ou catálogo coletivo. A questão abaixo é clássica, e ao lê-la fui na resposta (A). Fui conferir no gabarito e vi que a resposta correta era a (C) Controle Bibliográfico, ao reler a questão ficou fácil, ela fala “A pesquisa, …” logo, jamais poderia ser catalogação, que é um processo. Continuando, o enunciado fala “… alicerçada em catálogos e bibliografias de âmbitos nacional e internacional…” ai é só lembrar o objetivo do Controle Bibliográfico Universal que você mata a questão!
A pesquisa, alicerçada em catálogos e bibliografias de âmbitos nacional e internacional e o modo eficaz de localizar e obter documentos pertinentes requerem uma estrutura sistêmica de ações planejadas e articuladas, que envolvem especialistas e usuários. Essa estrutura, que implica a padronização internacional, a cooperação recíproca entre países e o desenvolvimento de redes de informação automatizadas, considera cada catálogo e cada bibliografia local como elemento potencial para a implementação, em nível nacional e universal, do sistema de:
(A) Catalogação Cooperativa.
(B) Normalização Documental.
(C) Controle Bibliográfico.
(D) Disseminação da Informação.
(E) Indexação Coordenada.
Bons estudos!
Muito bom o comentário… valeu!!
Questão relevante em Concursos tbém é essa:
-Quem foi o crítico literário de Machado de Assis?
-Quem foi o crítico histórico de Machado de assis?
R. 1) Afrânio Coutinho;
2) Otto Maria Carpeaux…
Carmen
não vejo relevância alguma nas suas questões, mas é conhecimento é sempre bem vindo.
Grato pela sua participação.
FIlipe
Relevância, sim, Filipe, questões onde inúmeras pessoas desconhecem. Cái no cotidiano de que os escritores em geral, possuem somente um crítico que é o crítico literário, Machado de Assis, faz a diferença pois, se sobressaiu como o único que reuniu em suas obras: literatura, história, etc… é óbvio que isto pede um crítico histórico também, bem, adoro o Machado de Assis, devemos elogiá-lo pelos grandes méritos que trouxe para o nosso Brasil!