Afinal, o que é o Big Data?

Big Data é um termo amplo para conjuntos de dados muito grandes ou complexos que aplicativos de processamento de dados tradicionais são insuficientes. Os desafios incluem análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização e informações sobre privacidade. O termo simplesmente muitas vezes se refere ao uso de análise preditiva e de alguns outros métodos avançados para extrair valor de dados, e raramente a um determinado tamanho do conjunto de dados. Grande precisão nos dados podem levar à tomada de decisões com mais confiança. E melhores decisões podem significar uma maior eficiência operacional, redução de risco e redução de custos.

O Big Data é a quantidade enorme de informações existentes dentro de servidores de bancos de dados (Microsoft SQL Server + Oracle MySQL, por exemplo) que funcionam dentro de diversos servidores de rede de computadores (Intel, HP, IBM, Dell,Cisco, Samsung, etc) utilizando um sistema operacional de rede (Microsoft Windows Server 2008 + Red Hat Linux, por exemplo), interligados entre si, que hoje em dia funcionam dentro de um sistema operacional Cloud Computing (Microsoft Windows Azure, por exemplo), cujas informações são acessadas pela internet por pessoas utilizando um computador comum (notebook, por exemplo) ou celular (smartphone), para lêr essas informações ou para incluir mais informações dentro do banco de dados via Cloud Computing.

Cada ano que passa, essa informação Big Data, tende a aumentar cada vez mais. Para garantir a segurança da informação, e para proteger a privacidade das informações, hoje em dia existem várias técnicas modernas (ITIL + COBIT, por exemplo). E a proteção que existe desde a década de 80, os antivírus (Symantec Norton, McAfee, AVG, Avast, etc), Hoje em dia o banco de dados SQL existe dentro dos servidores dos provedores de internet, que fornecem o serviço de uso disponível aos clientes.

Exemplos:

Youtube: todos os videos disponíveis online estão armazenados em diversos servidores de banco de dados SQL.

Wikipédia: todos os textos disponíveis online estão armazenados em diversos servidores de banco de dados SQL

Desafios e oportunidades

Por dia, milhares de informações são compartilhadas dentro e fora da sua empresa, de forma a fazê-la funcionar cada vez mais rapidamente e com eficiência. Conforme o tempo passa, é necessário que seu constante crescimento, seja acompanhado de novas tecnologias e ideias de negócios, que venham a aprimorar esses dados e sua utilização.

A estratégia e análise de Big Data nas empresas, independente de seu tamanho, tem sido um dos maiores desafios de implementação atualmente. Ainda há muitas empresas com dificuldade em entrar nesse novo mundo de informações e outras já estão usufruindo da tecnologia, mas ainda de forma limitada e restrita.

Até 2020, segundo a IBM, teremos um aumento de dados em Big Data de 42%, comparado com 2005, o ano em que começamos a ver a utilização desse sistema ser mais ampliado e crescente. O Big Data não será importante somente para a transformação dos negócios da sua empresa, mas também para um mundo mais seguro, moderno e justo.

No filme MoneyBall de 2011, o técnico de beisebol interpretado por Brad Pitt, cria através do Big Data, um time perfeito de bons jogadores e de uma forma bastante econômica e prática. Esse tipo de gestão de Big Data, pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa, grupo e governo.

Muitos países poderiam se beneficiam tendo um sistema de Big Data, com o compartilhamento de dados com outras nações através do Cloud Computing e fazendo uso em vários tipos de dispositivos como a Internet das Coisas nos sugere. Isso não só facilitaria a exportação e importação de produtos, mas a diplomacia e negociações muito mais interessantes.

Fonte 1 e Fonte 2

Esta entrada foi publicada em Acessibilidade, Acesso à informação, Base de Dados, Big Data, Ciência da Informação, Indexação, Inovação, Internet, Ontologia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta