[CONCURSOS] Questão sobre CDU

Questão que caiu na prova da UNESP. Essa questão é super fundamental, cai bastante até hoje, então é sempre bom lembrar. Fiz uma apostila baseada no livro sobre CDU do professor Sebastião, quem tiver interesse entre em contato pelo email portaldobibliotecario@gmail.com ou deixe um comentário no post. Bons estudos.

[Vunesp-2014] 47. Na classificação de documentos que contém conceitos diferentes em seu conteúdo e assuntos compostos ou complexos a CDU

(A) apresenta os sinais + (mais), / (barra oblíqua) e : (dois pontos) para ligação ou associação de símbolos de mesma natureza como números principais com números principais, número de lugar com número de lugar.
(B) utiliza o sinal + (mais) de adição que deve ser empregado quando um documento trata de dois ou mais conceitos representados na tabela de assunto por símbolos numéricos consecutivos.
(C) tem o sinal / (barra oblíqua) ou sinal de extensão consecutiva que deve ser empregado quando um documento trata de dois ou mais conceitos representados na tabela de assunto por símbolos que não são consecutivos ou seguidos.
(D) apresenta o sinal : (dois pontos) ou sinal de relação que é empregado quando um documento trata do relacionamento entre dois ou mais conceitos consecutivos na tabela de assunto.
(E) utiliza o sinal :: (dois pontos duplo) que deve ser empregado quando não existe necessidade de fixação da ordem dos conceitos representados pelos símbolos numéricos na classificação.

Resposta: Letra A

LEMBRANDO…

Indicadores de Relação

+ Sinal de coordenação ou adição: liga dois ou mais números não consecutivos da CDU; indica um assunto composto para o qual não existe um número simples. Separa também subdivisões geográficas e cronológicas. Não se exige uma relação mútua entre os assuntos. É reversível. É o sinal de relação mais fraca. Exemplos:

53 + 913 Física e Geografia

327 (81 + 83) Relações internacionais do Brasil e do Chile

/ Extensão consecutiva ou barra oblíqua: liga número e assuntos consecutivos, indicando uma série de conceitos. Liga também locais e épocas cujas notações sejam consecutivas. Liga o primeiro e todos os demais números até o último da série sem precisar repetir a raíz dos números. Entretando, quando houver necessidade de identificar cada composto dos números da notação, todos eles podem ser utilizados separadamente, como em:

546.32/.35 Metais alcalinos mais importantes podem exigir as seguintes entradas:

546.32 Potássio

546.33 Sódio

546.34 Lítio

546.35 Rubídio

Exemplos:

53/55 Física, Química e Geociências

02”1970/1990”(81) A biblioteconomia no Brasil de 70 a 90 do século XX

: Relação simples: geral, coordenada e recíproca, entre dois ou mais conceitos, onde a relação de A: B e B: A, tem o mesmo valor. Ao contrário do sinal de adição e da barra oblíqua, este sinal de relação limita ao invés de ampliar os assuntos que liga. Totalmente reversível. Exemplos:

51:52 ou 52:51 Matemática e astronomia

159.9:304 ou 304:159.9 Psicologia e problemas sociais

Open modal
Esta entrada foi publicada em CDU, Classificação Decimal Universal, Concurso público, Unesp. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta