10 dicas para tornar seus estudos mais eficientes parte 1

Todos nós lidamos com problemas diários, e por causa disso nossa atenção compete com várias coisas tornando o poder de concentração cada vez mais difícil. Sabemos que o segredo para passar em uma prova ou avaliação, onde quer que seja, concursos, escolas ou universidades é estudar. A chave para o estudo eficiente não é estudar várias horas por dia, mas estudar com eficiência.

Para tornar seus estudos mais eficientes tente adotar os seguintes hábitos:

1. Como abordar as matérias de estudo

A maioria das pessoas encaram estudar como uma tarefa e não como uma oportunidade de aprender. Até ai tudo bem, mas pesquisadores descobriram que o ‘como’ você aborda seus estudos é fundamental para atingir o sucesso que você almeja.

Você não pode se forçar a estar no estado mental perfeito para estudar, nessas horas é melhor evitar estudar. Se você está distraído por um problema no trabalho, no seu relacionamento ou no que seja, estudar só vai te deixar mais frustrado. Estude quando você não estiver focado ou obcecado por alguma outra coisa na sua vida.

Caminhos para organizar sua cabeça para o estudo:

  • Pense positivo quando estiver estudando, lembre-se de suas habilidades!
  • Evite pensar no pior. Melhor pensar “Posso não ter estudado o suficiente, mas já que estou estudando vou fazer o meu melhor” do que o dramático “Nunca vou passar”.
  • Evitar o SEMPRE. “Eu sempre vou mal nas provas”, “Eu sempre erro esse tipo de questão”. Seja objetivo. “Não fui tão bem dessa vez, onde eu posso melhorar?”
  • Evite comparar-se com os outros. Quase sempre você vai acabar se sentindo mal.

2. Onde você estuda é importante

Várias pessoas cometem o erro de estudar onde é impossível se concentrar. Um local cheio de distrações não vai ajudar. Se você for estudar no seu quarto por exemplo, você vai ter um computador, uma TV, familiares, amigos mais interessantes do que o material de leitura que você separou.

A biblioteca, uma sala de estudos ou até uma Casa de Café tranquila pode ser um bom lugar para estudar, seja criativo! Procure o lugar mais silencioso possível. Procure vários lugares, externos ou internos até você achar o que mais te agrada. Achou? Ótimo agora sempre que você precisar estudar vá a esse lugar.

3. Traga tudo que você precisa, esqueça tudo que não

Infelizmente, quando você acha um local ideal para estudar, as vezes algumas pessoas levam o que não precisam. Por exemplo, embora o computador seja bom para fazer notas, assistir videoaulas, coisas realmente úteis para o estudo ele também tem jogos, redes sociais, chats, emails, ou seja, distrações! Então, pergunte-se se hoje você realmente precisa levar o seu computador, iPad, notebook para estudar. As vezes um caderno e uma caneta podem ser subestimados, não cometa essa erro!

Não se esqueça das coisas que você precisa para estudar, livros, artigos, lista de exercícios. Você vai perder muito tempo se tiver que voltar toda hora para buscar alguma coisa que você esqueceu. Se você gosta de estudar ouvindo música leve seu iPod. Pesquisas descobriram que a música instrumental é melhor, pois músicas que tem voz e letra acabam te distraindo mais.

4. Resumos e reescrever suas anotações

A maioria das pessoas acham que manter um resumo padrão ajuda a concentrar as informações mais importantes e básicas em um texto. Outras pessoas acham que fazer relações com conceitos similares ajudam a lembrar o que precisa na hora da prova. A coisa mais importante sobre resumos é que resumos só funciona como uma ferramenta de aprendizado quando é você que o escreve, com suas palavras e estrutura. Cada pessoa tem uma forma única de redigir um texto. Então, caso você use resume de outras pessoas, não deixe de reescrevê-lo com suas próprias palavras. Casa não o faça, a chance de falhar na hora de lembrar as coisas importantes é grande.

Outra coisa que ajuda é procurar vários significados quando tiver estudando, assim a informação é retida com mais facilidade. Por isso que escrever resumos ou anotações funciona – traduz a informação em palavras e termos possíveis de entender.Falar as palavras em voz alta enquanto você as escreve é um método importante que vai te ajudar lá na frente, quando estiver fazendo sua prova.

5. Use jogos de memória (mnemônicos)

Métodos para lembrar pedaços de informação usando associações com palavras comuns.

A chave para esse tipo de método é que a palavra ou frase que você inventar tem que ser mais fácil de lembrar do que os termos ou informações que você está tentando aprender em seus estudos. Tente usar palavras de coisas que você gosta de fazer, por exemplo.

Essas técnicas são úteis porque você exercita mais o cérebro para lembrar de coisas visuais do que uma lista de termos, por exemplo. Exercitar mais o cérebro significa melhor memória!

Open modal
Esta entrada foi publicada em Concurso público, Educação, Emprego, Metodologia de estudo, Resumos, Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a 10 dicas para tornar seus estudos mais eficientes parte 1

  1. Pingback: 10 dicas para tornar seus estudos mais eficientes parte 2 | Portal do Bibliotecário

Deixe uma resposta