Já ouviu falar em Design da Informação?

Comecei a estudar esse assunto recentemente e estou compartilhando com vocês uma ideia bem introdutória sobre o tema. A media que for conhecendo mais desse mundo coloco mais informações aqui para vocês. Para quem tiver mais interesse sobre o assunto, comecei a ler o livro Design Thinking & Thinking Design: metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema dos autores Adriana Melo e Ricardo Abelheira, mas ainda é cedo para dar uma opinião. Só posso dizer que estou gostando que é um assunto que não vejo sendo abordados nas Universidades mas que tem muito potencial para ser um viés profissional para nós bibliotecários.

O que é Design da Informação?

Design da Informação é definido como a arte e a ciência de preparar a informação para que seja usada por seres humanos com eficiência e efetividade.

Seus principais objetivos são:

1. Desenvolver documentos que sejam compreensíveis, recuperáveis de forma rápida e precisa e fácil de se traduzir em medidas eficazes.

2. Para projetar interações com equipamentos que são fáceis, naturais, e tão agradável quanto possível. Isso implica resolver muitos problemas do design da interface homem-computador.

Como a disseminação da informação está se tornando mais cada vez mais complexa, há uma demanda por escritores e designers que podem lidar com as necessidades de informações para que estas possam ser entregues de várias formas para públicos diferentes.

Designers da informação são facilitadores que “traduzem” informações complexas em informações que os usuários podem facilmente ler e entender. O campo de Design da Informação inclui habilidades multidisciplinares em design gráfico, escrita, desenho industrial e experiência do usuário.

Praticamente qualquer coisa escrita ou desenhada recai sob o título de Design da Informação. Tanto documentos tradicionais off-line (anúncios, campanhas de marketing, documentação técnica) como documentos on-line (websites, interfaces de usuário do produto, ajuda on-line).

Parece razoável supor que qualquer tipo de informação deve ser cuidadosamente planejado e executado, a fim de atender às necessidades do público-alvo.

Mercado de trabalho

A tendência é que a procura relacionada a Design da Informação, Informação e Designers, só vai aumentar à medida que as empresas continuam a entregar suas informações em múltiplas formas, usando múltiplas tecnologias. Essa demanda só tende a crescer à medida que novas maneiras de fornecer informações aos consumidores são criadas.

Esta entrada foi publicada em Bibliotecário, Design da Informação, Profissão, Profissional da Informação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta