Serviço de Referência Virtual (SRV): considerações

O Serviço de Referência Virtual (SRV) por meio de chat está sedimentado nos EUA – com uma busca exploratória na Internet por sites de bibliotecas de universidades é possível afirmar que o serviço está implantado em muitas delas; o SRV também se encontra padronizado e institucionalizado pelas organizações americanas representativas da comunidade da informação, como a RUSA (Reference and User Services Association) e a ALA (American Library Association).

No Brasil sua implantação conta com algumas universidades, e de acordo com essas, o SRV é um serviço que traz benefícios à comunidade e coloca a Biblioteca em consonância com as demandas tecnológicas de informação e comunicação.

Oferecer um serviço de referência virtual por Chat em uma biblioteca universitária é um desafio, mas que vale a pena o empenho e o investimento, principalmente pelas vantagens que apresentam, tanto para o usuário como para a biblioteca, como a ‘imediatez’ da resposta, evitando a demora de informação para o usuário e atendimento na hora de sua necessidade .

Bibliotecários relataram acreditar que a disponibilização do serviço é válida principalmente quando o atendimento é realizado a ex-alunos da universidades que se encontram em outras cidades; ou alunos de pós-graduação que utilizam o serviço estando na sua cidade de origem sem terem que realizar uma ligação à longa distância. Em ambos os casos, os usuários têm sua necessidade informacional resolvida por um profissional da informação que está à disposição na biblioteca. Percebe-se que dessa maneira o SRV aproximou os usuários da biblioteca e possibilitou uma interação de qualidade com o profissional da informação, livre do custo de uma ligação telefônica ou o tempo de espera de um e-mail.

Com relação ao atendimento presencial diferir do atendimento em ambiência digital, o relatório de Connaway e Radford (2011) menciona que como algumas percepções facilmente captadas no relacionamento pessoal estão ausentes no relacionamento virtual, torna-se vital que o profissional da informação realize questionamentos de referência para esclarecer exatamente qual o objetivo do usuário para se obter um resultado satisfatório.

De forma geral, o relatório conclui que para disponibilizar um serviço de qualidade, há poucos fatores que tendem a tornar qualquer consulta de referência virtual bem sucedida: precisão nas respostas, postura positiva por parte da bibliotecário e boas habilidades de comunicação. Além desses fatores, é importante que o profissional da informação seja agradável, otimista, e esclareça o usuário sobre o que o bibliotecário pode fazer por ele, ao invés daquilo que não pode.

O SRV online em tempo real é apropriado à realidade das bibliotecas de universidades brasileiras, uma vez que as instituições que dispõem o serviço têm resultados positivos de suas avaliações e acreditam estar agregando valor à sua biblioteca.

Fonte

Esta entrada foi publicada em Bibliotecário, Biblioteconomia, Informação, Inovação, Internet, Pesquisa, Profissional da Informação, Recuperação da informação, Serviço de Referência, Serviço de referência digital, Serviço de Referência Virtual. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta