Bibliotecário robô vai tirar o seu emprego

Alguém ainda acha que a Biblioteconomia e o trabalha como é hoje vai permanecer como é? Esse recado vai principalmente para os “bibliotecários de processamento técnico” que tem aos montes ai no serviço público. E digo mais, “bibliotecas físicas” também vão mudar, cada vez mais temos evidências de que a forma como os usuários acessam a informação mudou. E agora nem a parte humana vai continuar igual, isto é, a entrevista de referência entre usuário e bibliotecário.

Está na hora de abrir os horizontes e procurar novos nichos profissionais, tenho certeza de que oportunidades não vão faltar, mas a mudança terá que começar dentro da gente.

Estudantes da Aberystwyth University desenvolve um protótipo de um bibliotecário robô.

Estudantes de robótica, Pasi William Sachiti e Ariel Ladegaar criaram um bibliotecário robô que anda pelos corredores da biblioteca, fala e que pode diminuir ou até acabar com nossos empregos.

O robô terá capacidade de receber solicitações verbalmente, trabalhar no acervo e ainda levar os alunos nas estantes onde o livro requisitado está.

Os estudantes combinaram a tecnlogia em robótica disponível com as informações de busca online da Biblioteca da Universidade para criar o “cérebro” do robô.

O principal trabalho de Hugh (o nome que deram ao robô) é ouvir a necessidade do usuário e apontá-lo ao conteúdo certo. Simples como os app e softwares de sucesso de hoje.

Hugh está em fase de testes, mas já foi bem recebido pelo usuários.

Fonte

Esta entrada foi publicada em Biblioteca, Bibliotecário, Biblioteconomia, Profissional da Informação, Tecnologia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta