Bibliotecárias & Bibliotecários

Há 7 anos fiz o primeiro post desse blog. Mais exatamente no dia 15 de janeiro de 2009, um post sobre as 5 leis da Biblioteconomia. Nesse tempo de Portal do Bibliotecário conheci várias pessoas: bibliotecários, analistas de sistemas, administradores, advogados, médicos, enfermeiros, engenheiros, estudantes, crianças, idosos, homens e mulheres das mais variadas origens.

Nevins Library First Librarians

Em todos os lugares que trabalhei, biblioteca ou não, sempre tive que me relacionar com as outras pessoas. Ser um profissional da informação, um bibliotecário, uma bibliotecária requer muita habilidade social, somos quase terapeutas, lidamos com pessoas o tempo todo. Somos a interface entre um espaço infinito repleto de dados esperando a nossa interpretação. Não é fácil.

Contestar nosso futuro constantemente é preciso. Estamos mudando, estamos em transição. Normal, as regras mudaram. Vamos mudar também. Somos um camaleão. Podemos trabalhar no setor mineral, no turismo, na escola ou na empresa. Sim, temos que valorizar nossas forças! Mas também temos que reconhecer nossas fraquezas. Podemos inovar, criar projetos, o que quisermos! Temos as ferramentas certas para nos capacitar para qualquer desafio.

A realidade é dura. Lidar com gestões rígidas e com pensamentos retrógrados sobre Bibliotecas é uma grande constante no Brasil. Remunerações ruins, temos também! Enfrentamos dificuldades todos os dias. Somos seres humanos. Podemos ficar atrás do computador ou do celular e acabar com a nossa profissão que nós mesmos escolhemos. Mas prefiro dialogar com meus pares, procurar soluções e mudar os paradigmas.

Eu devo tudo o que tenho e o que sou à Biblioteconomia. Portanto sou muito grato a todas as oportunidades que minha profissão me proporcionou. Ainda não parei de evoluir como profissional, ainda acho que a Biblioteconomia pode me levar bem mais longe. Acho que ela pode te surpreender, mesmo que lá na frente você trabalhe com algo totalmente diferente do que você imaginou. A ‘Biblio’ é assim.

Desejo a todos os profissionais de informação, bibliotecárias e bibliotecários que tenha um ótimo dia do Bibliotecário!  

Open modal
Esta entrada foi publicada em 5 leis de Ranganathan, Biblioteca, Bibliotecário, Biblioteconomia, Dia do Bibliotecário. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta