Empregabilidade do bibliotecário

Gostei bastante desse artigo escrito em colaboração por Priscila Reis dos Santos, José Marcos Carvalho de Mesquita, Jorge Tadeu dos Ramos Neves, Alessandra Mesquita Bastos que  analisa a inserção profissional e a empregabilidade dos bacharéis em Biblioteconomia.

Atuação do bibliotecário

A atuação do bibliotecário, profissional academicamente preparado para selecionar, tratar, recuperar e disseminar informações, está cada vez menos limitada às bibliotecas. A aplicação do conhecimento tradicional de Biblioteconomia em novos contextos auxiliará no desenvolvimento de oportunidades no mercado de trabalho para esses profissionais. Contudo, essa inserção não ocorre apenas devido à pluralidade da formação deles, mas também, em decorrência do surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação e das mudanças ocorridas no mercado de trabalho, em que a relação empregado X empregador têm se tornado mais frágil e flexível.

O vínculo empregatício está cedendo espaço para novos modelos de relacionamento profissional. O profissional da informação pode atuar como técnico, gerente, consultor, prestador de serviços por temporada e empreendedor. Para atender às exigências de tarefas dessas diferentes possibilidades de atuação, o bibliotecário necessita constantemente capacitar-se. Entretanto, há estudos demonstrando que a capacitação acadêmica, isoladamente, não garante a inserção profissional, embora seja imprescindível para melhorar as condições de empregabilidade.

O mercado de trabalho do bibliotecário

Os bibliotecários, profissionais conhecidos tradicionalmente pela habilidade em gerenciar acervos bibliográficos contidos em suportes tangíveis, tais como livros, periódicos, recursos audiovisuais e mapas, passam a atuar em outros ambientes e em novos suportes. Eles são drasticamente afetados pelo declínio do emprego formal, pela informatização do ambiente de trabalho, pelo avanço das tecnologias da informação e comunicação, pelo crescimento do emprego parcial e precarização do emprego, pela rápida desqualificação do trabalhador, por processos de reengenharia, terceirização, entre outros. Por isso, para manterem-se atrativos para o mercado e poderem alcançar o sucesso profissional, eles precisam, de forma mais exacerbada, caracterizar-se pelo polimorfismo e versatilidade.

Habilidades e competências do bibliotecário

O profissional da informação tem o papel de processador e “filtrador” da informação, buscando melhorar a qualidade para as demandas por pesquisa apresentadas pelos usuários/clientes. Competências relevantes para o bibliotecário: habilidade de redação e publicação; habilidade de comunicação, conhecimentos sobre automação informacional; digitalização de recursos; recursos eletrônicos; e gestão de pessoas.

Fonte

Esta entrada foi publicada em Biblioteca, Bibliotecário, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Profissão, Profissional da Informação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.