Parceria entre biblioteca, escritora e editora atrai público para exposição

Vejam o ótimo exemplo de marketing positivo para bibliotecas públicas. Parcerias com escritores  e editoras de livros populares atraem público para exposição que ocorre dentro da biblioteca.

Mais um exemplo de que a biblioteca como conhecemos está mudando, ainda que aqui no Brasil tenhamos poucos casos como esse, já é possível ver eventos semelhantes acontecendo. Na biblioteca onde trabalho estamos fazendo uma exposição de artistas locais com o intuito de promover cultura. O que está acontecendo na sua biblioteca? Deixe sua história nos comentários!

Exposição da British Library assinala 20 anos de Harry Potter em 2017

Diz-se que J.K. Rowling terá escrito o primeiro rascunho das histórias de Harry Potter num guardanapo durante uma viagem de comboio entre Manchester e Londres em 1990. Sete anos depois, 26 de Junho de 1997, era publicado Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro da saga sobre o feiticeiro mais famoso do mundo. Passadas duas décadas, a British Library junta-se à autora e à editora Bloomsbury para uma exposição que vai estar patente entre 20 de Outubro de 2017 e 28 de Fevereiro de 2018.

Localizada estrategicamente perto da estação de comboios de St Pancras (no filme, King’s Cross, onde a mágica viagem para Hogwarts começa na Plataforma 9 ¾), a British Library vai apresentar material original dos arquivos da própria J.K. Rowling e da Bloomsbury, assim como livros de feitiçaria, manuscritos e objetos do acervo da biblioteca. A exposição vai permitir ao público conhecer a história da magia em todo o mundo através de documentos com vários séculos contendo descrições medievais de dragões e grifos, assim como as origens da pedra filosofal.

Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado pela primeira vez em 1997 e é agora o mote para a exposição que decorrerá entre 20 de Outubro de 2017 e 28 de Fevereiro de 2018, em Londres.

“Estamos entusiasmados por estar trabalhando com J.K. Rowling e a Bloomsbury para marcar o 20º aniversário de Harry Potter e inspirar os fãs com a magia da nossa própria colecção”, disse o curador Jamie Andrews, também coordenador do departamento de Cultura e Aprendizagem da British Library, citado pelo jornal britânico The Guardian.

Esta é a primeira vez que a British Library organiza uma exposição inspirada por uma série de livros de um escritor vivo. “A British Library é um sítio mágico para os amantes de livros e o parceiro ideal para esta exposição que explora um fenómeno cultural único”, afirmou Rebecca McNally, directora da Bloomsbury Children’s Books.

Referência

Esta entrada foi publicada em Biblioteca, Biblioteca pública, Bibliotecário, Biblioteconomia, Exposição, Londres, Marketing e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.