Notas inéditas de autores do séc. XX disponíveis online e de forma gratuita
Agora é possível acessar online e de forma gratuita mais de 300 itens da coleção literária da British Library (BL), uma das maiores do mundo. Atualmente, o acervo da biblioteca possui aproximadamente 150 milhões de itens e a cada ano anexa à sua coleção cerca de três milhões de novos itens. Agora, foram digitalizas notas e manuscritos produzidos por alguns dos autores britânicos mais icônicos do século XX. O projeto dá assim continuidade a uma iniciativa de 2014, quando a biblioteca disponibilizou várias coleções sobre autores Românticos e da Era Vitoriana.
A nova coleção tem notas pessoais de Virginia Woolf, mais propriamente sobre “Mrs Dalloway“, ou as primeiras ideias de George Orwell, sobre a obra “1984“, ou ainda folhas manuscritas de “A Portrait of the Artist as a Young Man“, de James Joyce.
Todos estes materiais revelam detalhes do processo criativo dos escritores, assim como as suas dúvidas na tentativa de novas abordagens. “Os autores exploravam tudo, desde a guerra até à vida urbana, do som ao cinema, da consciência ao tempo, da identidade étnica à política de gênero, desde contos de fadas e mitologia às visões distópicas do futuro“, revelou Anna Lobbenberg, responsável pelos programas digitais da biblioteca. A British Library também criou vídeos explicativos, sobre os autores mais conhecidos, complementando assim o material inédito que foi agora digitalizado.
“Até agora esses tesouros só podiam ser visualizados nas salas de leitura da British Library ou durante exposições – mas agora a “Discovering Literature: 20th Century” vai disponibilizar esses itens para todos os que tiverem acesso à internet“, explicou, Lobbenberg.
Fonte