Close

fevereiro 10, 2020

Bibliotecas Comunitárias: Uma Breve Introdução

biblioteca-comunitária

Conceitos

Para chegar ao conceito de bibliotecas comunitárias, é necessário traçar uma breve explanação do que é uma biblioteca pública e como sua atuação impulsionou o surgimento das bibliotecas populares e comunitárias. As bibliotecas públicas se configuram como organizações mantidas pelo Governo Federal, regional ou municipal com o objetivo de fornecer de modo equitativo a todos os cidadãos e cidadãs o acesso ao conhecimento e à
informação por meio de diversos recursos e suportes.

Essa aproximação com a comunidade e com seus interagentes se revela também na necessidade que a biblioteca pública tem de estender e interiorizar os seus serviços para atender aos habitantes da zona rural e das periferias e interagir melhor com esse público. Quando isso não ocorre, a biblioteca corre o risco de perder sua função social e sua razão de existência.

Comunidade

Uma comunidade pode ser entendida como um grupo de pessoas que convivem em uma mesma área territorial e que compartilham condições de vida semelhantes. Porém, embora a localização seja uma característica necessária de uma comunidade, o que garante sua existência é a partilha de experiências e modos de vida que promovam certa coesão social. Essa coesão confere a seus membros um sentimento de responsabilidade e comprometimento que, movidos pelas relações familiares e vicinais essencialmente orgânicas e intuitivas, saem em busca de seus objetivos.

biblitoeca comunitária 1

Bibliotecas comunitárias

As bibliotecas comunitárias se apresentam como uma nova tipologia de bibliotecas. Porém, embora sejam espaços públicos de informação, são sustentadas por pessoas da sociedade em geral. Elas se instituem como locais que buscam ser espaços de leitura, cultura e acesso à informação de sujeitos que, na maioria das vezes, não dispõem de outros espaços destinados à essas atividades.

Tais bibliotecas, também podem ser conceituadas como espaços de leitura que surgiram por iniciativa das comunidades e são gerenciados por elas, ou ainda aqueles espaços que, embora não tenham sido iniciativas das próprias comunidades, voltem-se para atendê-las. São locais que preservam sua natureza de uso público e comunitário em sua essência, tendo como princípio fundamental a participação de seu público nos processos decisórios e avaliativos.

As bibliotecas comunitárias podem ainda ser consideradas uma “instituição de memória e de interação de práticas de aprendizagens e de mudanças sociais”. São formas de organização social, criadas para a produção, e troca e registro de conhecimentos locais, gerando, a partir disso, uma memória social.

Você também pode gostar:
Definição de Biblioteca Escolar
Troca de conhecimentos entre os interagentes da biblioteca: Bibliomarketplace
Biblioteca Pública Usa Stories do Instagram Para Incentivar a Leitura

Gestão

A equipe das bibliotecas comunitárias se caracteriza por manter uma gestão compartilhada de caráter consultivo ou deliberativo. Nessa equipe atuam, os próprios idealizadores das bibliotecas, mediadores e mediadoras de leitura, bibliotecários(as), coordenadores(as) e facilitadores de oficinas.

Devido à falta de uma política pública que garanta recursos próprios para
as bibliotecas, sobretudo as comunitárias, elas sofrem com o déficit de recursos humanos. As equipes são formadas por pessoas voluntárias ou que recebem uma ajuda de custo para manter a biblioteca em funcionamento. Isso causa uma rotatividade alta de pessoal, “implicando uma inconstância na execução de projetos”.

Função social das bibliotecas comunitárias

Tal papel é evidenciado na transformação de vidas de jovens em situação vulnerável, na vida das crianças que se alfabetizam na biblioteca, na vida de mães e avós que retomam o hábito da leitura, entre tantos outros benefícios que são proporcionados pela biblioteca, sobretudo por meio da literatura e da arte.

Dessa forma, as bibliotecas comunitárias são espaços que surgem da iniciativa popular, em reivindicação à escassez de espaços culturais e bibliotecas públicas nas comunidades. Ainda atuam como uma forma de afastamento dos jovens das diversas situações de violência e vulnerabilidade social.

Fonte: Biblioteca comunitária: conceitos, relevância cultural e políticas