Close

Janeiro 6, 2017

Nova pós-graduação em Ciência da Informação

Ótima oportunidade para os estudantes de Biblioteconomia e bibliotecários das regiões norte e nordeste se capacitarem. O programa que é aprovado pela Capes/MEC, terá duas linhas de pesquisa:

  1. Organização da informação
  2. Mediação da informação

Temas pertinentes e atuais, que pode abrir as portas para o profissional em empresas, instituições públicas e até para o empreendedor que pretende criar um negócio na área de gestão da informação. Parabéns aos envolvidos!

Capes aprova Pós-Graduação em Ciência da Informação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) na UFPA, pioneiro na Amazônia. O mestrado é vinculado às Faculdades de Arquivologia e Biblioteconomia. As atividades do programa serão desenvolvidas no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade.

A coordenação do curso, pelo período de 2017 a 2019, está sob responsabilidade do professor doutor Cristian Berrío-Zapata e da professora doutora Franciele Marques Redigolo como vice- coordenadora, ambos da UFPA.

Edital

Segundo a coordenação, o edital de seleção será publicado ainda este mês. O programa ofertará, inicialmente, 10 vagas, destinadas a arquivistas, bibliotecários, museólogos e profissionais de áreas afins, como Comunicação, Computação, Administração, Tecnologia, entre outras. O mestrado do PPGCI tem duração máxima de 24 meses e titula os participantes como mestres em Ciência da Informação.

Proposta

A função do Programa é formar e capacitar profissionais com perspectiva interdisciplinar e capacidade de reflexão crítica de teorias e práticas relacionadas à organização, mediação e uso da informação, em busca de impulsionar pesquisa sobre a informação e seus sistemas, seu impacto social, técnico e tecnológico, os fenômenos que os afetam e a sua aplicação na construção e difusão do conhecimento.

Pioneirismo

O curso é o primeiro da sua área na Região Norte. “Profissionais de distintas regiões, além do Pará, como Maranhão e Piauí, ansiavam por cursos de stricto sensu na área, mas não tinham. Esta será sua oportunidade de cumprir o sonho. Não foi fácil ter a aprovação da Capes, mas, o trabalho cooperativo do corpo docente da Biblioteconomia e Arquivologia, apoiado pelo ICSA e a UFPA, conseguiu esta conquista”, relatam os professores Berrío e Redigolo.

A intenção é transformar a região por meio do curso, proporcionando impacto nacional e internacional. “Ainda temos muito a fazer, e por isso, convidamos a toda à sociedade do Pará e da Região Norte para nós apoiar”.

 

 

Texto: Edielson Shinohara – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fonte: https://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=12444