Elaboração e manutenção de Tesauros

Uma ótima ferramenta para auxiliar quem trabalha com linguagens documentárias é o Lextec – Léxico Técnico. Além de fornecer os conceitos dos termos ele fornece algumas relações que podem auxiliar na construção de vocabulários controlados.

LexTec

LexTec

O Lextec – Léxico Técnico do Português está a ser desenvolvido no âmbito de um projecto em curso – cujos resultados vão sendo disponibilizados progressivamente – e inclui os seguintes recursos:

  • um glossário que integra expressões linguísticas de domínios específicos, bem como as respectivas definições;
  • uma base de textos autênticos que ilustram os contextos de uso das expressões em questão e/ou fornecem informações adicionais de interesse para a compreensão dos conceitos envolvidos;
  • uma rede conceptual que relaciona entre si as expressões com o mesmo significado, que, por seu turno, são relacionadas com outras, como acontece, por exemplo, com as de significado mais geral ou as de significado mais específico; a rede especifica ainda, para todas as expressões, relações de correspondência com expressões em Inglês.
Esta entrada foi publicada em Base de Dados, Indexação, Linguagem documentária, Tesauro, Vocabulário controlado. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Elaboração e manutenção de Tesauros

  1. Tiago disse:

    isso me lembra daquela professora, daquela aula.. putz.. que dureza!

Deixe uma resposta