Como estudar: uma disciplina por vez ou várias ao mesmo tempo?

Quando eu estava estudando tive essa dúvida. Será que eu mato um assunto todo de uma vez ou estudo várias coisas ao mesmo tempo, fazendo uma espécie de revezamento entre os conteúdos?

Instintivamente começei a estudar várias coisas ao mesmo tempo, simplesmente porque estudar 3 a 4 horas um mesmo conteúdo é muito chato! Depois que fiz um cursinho preparatório foi que eu confirmei que estava fazendo o correto. TODOS os professores sugeriram dividir as disciplinas a serem estudadas e fazer um revezamento entre elas durante a semana.

Ao que parece o seu poder de concentração será melhor se você dividir seus estudos. Quando você muda de conteúdo, o fato de estar estudando algo novo tem um impacto no cérebro fazendo-o liberar dopamina que é um neurotransmissor que te ajuda a manter o foco, ou manter a atenção no que você está fazendo.

A medida que você estuda coisas novas você também está ‘treinando’ o seu cérebro. Aumentando sua capacidade de fixação e ligação entre os temas. Além disso você consegue fechar todos os conteúdos do edital mais ou menos ao mesmo tempo e vai para a prova com os conteúdos relativamente ‘frescos’ na cabeça, o que também é muito importante.

A ferramenta Tuctor é um software que pode ajudar você a organizar seus estudos. Eu nunca usei, mas os depoimentos são interessantes. Cada pessoa tem a sua forma de estudar, mas aplicar algumas boas práticas vai dar o empurrão que você está precisando para conquistar a sua vaga.

Dica bônus: essa alguns de vocês devem saber, pelo menos os que já fizeram cursinho. Mas para os que estão começando a estudar para concurso agora lembre-se de estudar Direito Constitucional ANTES do Direito Administrativo. Estudar Constitucional primeiro facilita em muito a compreensão do Direito Administrativo.

Bons estudos!

Open modal
Esta entrada foi publicada em Concurso público, Metodologia de estudo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta