Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas

Todo edital de concurso para Biblioteconomia possui algumas normas da ABNT no conteúdo que vai cair nas provas.  A norma ABNT 6032 que fala da abreviação de títulos é uma das que quase sempre cai, portanto o Portal do Bibliotecário apresenta um breve resumo de tudo que você precisa fazer para acertar a próxima questão que cair na prova do órgão que você está focando. Bons estudos!

Condições gerais

Quando se tratar de bibliografias, estas devem ser precedidas por uma lista contendo as abreviaturas dos periódicos e respectivos títulos completos, local de publicação e, opcionalmente, editores e endereços.

Regras de abreviação

O método normal de abreviação consiste em suprimir o final das palavras, substituído por um ponto.

Não se abreviam palavras de menos de cinco letras, salvo as mencionadas na lista de abreviaturas.

Apenas em casos excepcionais, nas abreviaturas de uso corrente, admitem-se abreviaturas por contração (supressão de letras no meio da palavra).

P.ex.:

Companhia= Cia.

Doutor = Dr.

Abreviam-se os substantivos terminados pelos sufixos “logia”, “grafia”, “nomia”, ou seus derivados, até as letras l, gr e n, iniciais dos sufixos, salvo se houver referência explícita em contrário na lista de abreviaturas.

P.ex.:

Revista Brasileira de Biologia = R. bras. Biol.

Revista Brasileira de Geografia = R. bras. Geogr.

Revista Brasileira de Economia = R. bras. Econ.

Só se indica o plural das palavras em caso de necessidade. Acrescentam-se à abreviatura do singular um traço-de-união e a última letra da forma plural. Não se usa o ponto neste caso.

P.ex.:

Revista da Federação das Academias de Letras = R.

Fed. Acad-s Letras

Abreviam-se preferencialmente de maneira idêntica os vocábulos de línguas

Fonte: NBR6032 ABNT

Open modal
Esta entrada foi publicada em Biblioteca, Bibliotecário, Biblioteconomia, Concurso público, Regras da ABNT e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.